Apesar dos números dos casos de Covid-19 da Serra continuarem em queda,Pro e o município acumular 28 dias sem óbitos pelo coronavírus, a doença ainda é um problema a ser enfrentado pela população.
E a fim de garantir o cumprimento das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon Serra, em parceria com a Vigilância Sanitária, está realizando uma fiscalização em farmácias para observar a venda dos autotestes de Covid-19.
“Esta ação visa proteger o consumidor diante dessa relação de consumo, onde os cuidados com a vida têm sempre um valor maior”, diz a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.
De acordo com o Procon Serra, as fiscalizações começaram na última quarta-feira (11), com ações durante a manhã, de tarde e à noite e se encerram no sábado (14). Até o momento, foram realizados trabalhos nos bairros Porto Canoa, Serra Dourada, Barcelona, Laranjeiras e Colina de Laranjeiras.
“Estamos verificando se os autotestes estão dentro das condições estabelecidas pela Anvisa, como prazo de validade e outras informações necessárias previstas pela ANS”, explica a diretora do Procon Serra, Janaina Pereira.
O que é um autoteste?
De acordo com a Anvisa, o autoteste de covid-19 é uma forma de antecipar o diagnóstico da doença e pode ser utilizado para fins de prevenção. A indicação de uso é para os momentos de aparição dos primeiros sintomas ou mesmo situações que exigem maior cuidado de forma preventiva, e que pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional.
Coronavírus
De acordo com o Painel Covid 19 da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, a Serra até o momento notificou 121.569 casos e foi a cidade do Espírito Santo com mais vacinas aplicadas à população, com 907.910 doses distribuídas.