Vidigal quer que o Ministério da Saúde agilize a compra de remédios para doenças raras

Compartilhe:
Vidigal fala durante audiência pública. Foto: Divulgação
Vidigal fala durante audiência pública. Foto: Divulgação

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) quer que o Ministério da Saúde faça a compra antecipada de medicamentos para portadores de doenças raras em 12 meses. A cobrança foi feita nesta terça-feira (24), durante a audiência pública que discutiu o tema, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Segundo o deputado, a compra é necessária, pois 17 pessoas vieram a óbito em sete meses, devido à falta dos produtos. 

 

Participaram da audiência o Diretor Adjunto da Diretoria de Gestão Institucional da Anvisa, Pedro Ivo Sebba Ramalho; o coordenador de aquisição por demanda judicial do Ministério da Saúde, Thiago Fernandes Costa, a Presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero; o Presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas, Rodrigo Araújo; a Diretora-Jurídica da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Tatiane Schofield, e a Presidente da Associação dos Familiares amigos e Portadores de Doenças Raras (AFAG), Maria Cecília de Oliveira.

Thiago Fernandes explanou sobre o processo de aquisição na Ministério da Saúde, com uma política do menor preço e disse que a pasta tem outras formas de abastecer, fazendo outros processos para que aja fornecimento dos remédios.

Pedro Ivo explicou que ao longo de 2017 a empresa fez um processo de consulta pública que resultou na Resolução de 205 de 2017, com objetivo de dar mais agilidade ao registro de medicamentos de doenças raras e de apoiar as ações de desburocratização, eficiência da Administração Pública e de responsabilização dos fabricantes e importadores.

Segundo Tatiane Schofield as regras da Anvisa devem valer para todos. 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também