20.7 C
Serra
quarta-feira, 22 setembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Vidigal lança pacote de ações para ajudar mulheres serranas reféns da violência e da exclusão

Leia também

Vendaval destrói poste e deixa bairro da Serra sem energia elétrica

O vendaval da noite desta terça-feira (21) está deixando estragos em alguns bairros da Serra. Em Vila Nova de Colares,...

Calorão na Serra dá lugar a chuva e ventos de até 40 km/h nessa quarta-feira

No dia em que marca a passagem para a Primavera no Hemisfério Sul, o avanço de um sistema frontal...

Assembleia Legislativa aprova regras para gratuidade em ônibus

  Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 24/2021, que faz ajustes à Lei Complementar 971/2021....
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

O prefeito Sérgio Vidigal lançou 12 medidas para ajudar mulheres vitimas de violência. Foto: divulgação

Esse mês é o chamado Agosto Lilás, que é símbolo do enfrentamento à violência contra as mulheres. Na Serra, durante a manhã desta segunda-feira (02), o prefeito Sérgio Vidigal lançou um pacote de ações e medidas visando criar instrumentos para que a mulher serrana possa ter autonomia e independência nas suas escolhas e não ‘ter’ que ser obrigadas a se submeter à violência e a exclusão social.

O pacote contempla doze ações concretas, entre elas o destaque para a criação do Centro de Referência e Atenção à Mulher, também chamada de ‘Casa da Mulher’; o ambiente irá funcionar no antigo Pronto Socorro de Serra Sede e terá um atendimento específico para capacitação, empreendedorismo, serviços jurídicos gratuito por meio da Defensoria Pública Estadual e da União, entre outros. Além disso, mulheres vitimas de violência terão prioridade no recebimento do aluguel social.

“Precisamos enquanto sociedade avançar no sentido de acolher e direcionar a mulher que muitas vezes se vê numa situação de refém do companheiro; por isso, vamos atuar em todas as frentes sociais, para que ela tenha suporte para sair desse ciclo de violência, que vai desde agressões físicas ao terror psicológico”, disse Vidigal.

O prefeito lembrou que a pandemia agravou o quantitativo de crimes contra a mulher, e por isso, o poder público precisa agir com mais firmeza. Estão incluídos neste pacote os projetos Empenhados pela Paz, Absorvendo o Bem e, ainda, o selo social Conta Comigo. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Gracimeri Gaviorno, explica que combater a violência vai além de punir o agressor, é preciso dar condições para que a vítima supere essa condição.

“Nossas ações acontecem no sentido de ofertar alternativas dignas para que a mulher possa desenvolver a autonomia financeira e psicológica, seguindo a sua vida em paz”, pontuou Gracimeri.

Um dos projetos lançados nesta segunda, o Empenhados pela Paz, faz uma sensibilização e capacitação de proprietários e colaboradores de barbearias para desconstrução do machismo. Também são alvo do projeto, salões de beleza que atendam o público feminino. No caso, as pessoas que trabalham nesses locais serão capacitadas para encaminhar vítimas de violência para a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom)

O selo Conta Comigo será concedido a empresas que queiram contratar mulheres que sofreram violência. O encaminhamento será por meio do Sine, respeitadas as exigências da empresa para o cargo. Já o projeto Absorvendo o Bem vai ofertar absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além dessas ações, para marcar o Agosto, a sede administrativa da Prefeitura da Serra estará iluminada com a cor lilás. Além disso, as contas de energia do município trarão uma mensagem de apoio para que as mulheres saibam onde procurar ajuda em caso de violência.

Gracimeri revelou, também, que ainda faz parte da programação deste mês, uma qualificação que será ofertada para o efetivo da Guarda Civil Municipal sobre abordagem em caso de violência doméstica, webnários, entre outras atividades.

No Twitter, o prefeito detalhou todos os itens do pacote:

Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!