Vereadora quer criar cartão de vacina digital para pacientes da Serra

0
Vereadora quer criar cartão de vacina digital para pacientes da Serra
Com o cartão de vacina digital os pacientes teriam mais controle sobre as doses que já tomaram e que teriam que tomar. Foto: Redação TN

A tecnologia em favor da saúde. Uma vereadora da Serra quer que o município crie o Cartão de Vacina Digital, cujo objetivo é salvar automaticamente as informações dos pacientes vacinados em um banco de dados com acesso a internet.

O Projeto Indicativo de número 106 de 2019 foi lido no plenário da Câmara da Serra no último dia 30 e deve ser votado nas próximas sessões. A vereadora Cleuza Paixão (PMN)  autora do projeto, diz que a responsabilidade, da criação de infraestrutura necessária para informatização do sistema de vacinação, que armazenará as informações será da Secretaria de Saúde da Serra.

Em sua justificativa ela afirma que o objetivo é informatizar as informações constantes do cartão de vacina das crianças e dos cidadãos que vierem a ser vacinados no município. “A tecnologia das informações participa diariamente das organizações e informatizar o cartão é de grande importância na medida em que haverá um controle maior tanto para o poder público como para o usuário, uma vez que ajudará a manter a vacinação em dia e a não perder seus horários vacinais”, disse.

A vereadora ainda afirmou que o Ministério da Saúde disponibiliza à Secretaria de Saúde um sistema em que internamente se alimenta de dados de quem já se imunizou. “Já é disponibilizado, mas o cidadão comum não dispõe de tal acesso e, muitas vezes deixa de ser imunizado ou recebe doses desnecessárias podendo neste caso beneficiar outro cidadão que pode até mesmo ficar sem vacina”, explica.

Comentários