O vereador Xambinho avalia que projeto das PPP`s em que sofrer adaptações, mas afirma que é importante para a cidade. Foto: Joatan Alves
Yuri Scardini
Com o sonho de um dia ser prefeito da Serra, o vereador Alexandre Xambinho (Rede) está em seu segundo mandato na Câmara da Serra e vai se firmando como uma das lideranças municipais. Sem se abater com a derrota na eleição da associação de Barcelona, avalia que uma prioridade na cidade é o desenvolvimento econômico. Nesta entrevista, ele, que defende Audifax como candidato a governador em 2018, fala da sua intenção de disputar uma vaga de deputado estadual.
Seu primeiro mandato na Câmara foi produtivo?
Leia também
Foi um mandato bastante produtivo, prova disso foi nossa reeleição. Um mandato participativo, ouvindo a população, com projetos de interesse da coletividade. A partir de nossos projetos, regulamos a atividade de food truck na cidade, apresentamos projeto para mobilidade urbana, como o Bike Serra. Em vista da grave crise econômica, propomos o parcelamento de multa de trânsito para não pesar no bolso da população, entre outros.
Quais são as principais bandeiras neste atual mandato?
O desenvolvimento da economia da Serra. Temos uma população que cresce, mas uma economia que não acompanha. Estamos propondo a criação de uma Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico da Serra na Câmara. Neste momento o vereador tem que ter pegada empreendedora para a cidade. Estamos estudando a possibilidade de micro polos industriais com apoio da iniciativa pública e privada.
Seu nome vem sendo cogitado para disputar uma vaga de deputado estadual. Pretende investir nesta disputa?
Estamos trabalhando e é do meu interesse ser candidato. Tenho o sonho de um dia ser prefeito da Serra, cidade onde nasci, moro, e quero criar meus filhos. E uma eleição de deputado me coloca no cenário estadual e me posiciona bem para buscar esse sonho de ser prefeito um dia. Mas pé no chão, etapa por etapa e muito trabalho. A Serra busca por novas lideranças e eu me apresento como uma.
Defende que a Rede tenha candidato a governador?
Sim, nosso prefeito Audifax se movimenta para isso, um nome que a Rede já começou a trabalhar. Ele já esteve em São Mateus e teremos agendas em outras cidades. Temos que divulgar a Marina no ES, nossa presidenciável. E nas minhas experiências junto a ela (Marina), pude ver que ela aposta muito em Audifax e os dois têm um relacionamento muito bom. Como prefeito da Serra, Audifax se torna uma liderança nacional. A Marina reconhece isso e prova disso são as recorrentes visitas dela ao município.
A chegada de novas lideranças à Rede, como Roberto Carlos e Marcos Bruno, pode aumentar a competitividade dentro da legenda?
O Roberto Carlos não está filiado ainda, é uma definição interna. A Rede trabalha para crescimento no Estado. Queremos eleger três estaduais e um
federal. Estamos discutindo nomes.
Na condição de vereador, como avalia esses 100 primeiros dias da gestão Audifax?
A avaliação é boa, prefeito que nesse tempo entregou obras para as comunidades, mesmo diante da crise econômica que o país vive. O índice de desemprego é grande, mas nosso prefeito junto com os vereadores tem trabalhado para melhorar isso. O prefeito criou um ambiente propicio para isso, será inaugurado dois supermercados na cidade, gerando 850 empregos diretos, além do Call Center com 5 mil empregos.
Sobre o projeto que regula a utilização de PPP’s na Serra, como você avalia?
É um projeto importante para a cidade, mas temos de ter cautela, pois vamos decidir sobre contratos de até 35 anos. Por exemplo, atualmente o lixo, é um contrato que tem defasagem, o morador da Serra vivencia isso. Então temos que encontrar ferramentas que não nos deixe inflexíveis com as mudanças tecnológicas que vivemos. Então temos de ter cuidado com o projeto da PPP, temos de saber o impacto das nossas decisões hoje no futuro da cidade. Estamos analisando, mas de antemão é uma projeto que vai trazer desenvolvimento para a cidade.
Pretende propor alguma mudança ou emenda à lei?
Fiz um estudo sobre PPP’s na gestão do trânsito das cidades, especificamente sinalização, mobilidade e segurança. Durante a reunião expressei isso para o prefeito, bem como a instituição de um estacionamento rotativo dentro da cidade, um cerco eletrônico para controle de veículos que circulam na Serra.
A polarização entre Audifax e o ex-prefeito Sérgio Vidigal, que tanto refletiu na Câmara, deu uma arrefecida?
Essa polarização se encerra no mandato de Audifax em 2020 ou 2018, dependendo do cenário eleitoral. O prefeito deve trabalhar um sucessor dentro do grupo dele e essa polarização chegará ao fim. Embora ainda exista, está bem menor. Acho que eles (Audifax e Vidigal) irão buscar voos mais altos.
Sua atuação se destaca no segmento do esporte, o time Motivo seria uma das referências. Quais seus planos para esta área?
O investimento na área social é muito importante. Eu ajudo associações esportivas, não só o Motivo, como o Selc, o Rio Branco, Bom de Bola, porque reportam a minha infância. Tenho pensado em maneiras de incluir alguns projetos nessa área na proposta das PPP’s.
Nas eleições comunitárias de Barcelona, sua base eleitoral, apoiou uma Chapa que não ganhou. Como avalia?
Faço uma avaliação positiva. Teve que juntar dois vereadores e um deputado estadual, e mesmo assim, perdemos por apenas 20 votos. Isso mostra que temos
trabalho. Foi um sinal que estamos no caminho certo. Agora é momento de união e de trabalhar pelo bairro. Barcelona tem de avançar muito ainda e precisamos de união da classe política no bairro.
Alguns de seus adversários políticos te acusam de ter colaborado para brecar a chegada de um supermercado em Barcelona. Isso procede?
Alguns adversários políticos vivem fazendo acusações infundadas sobre mim, como já dizia o ditado, só se joga pedra em árvore que dá frutos. São informações mentirosas. Em momento algum trabalhei para isso, sempre procurei ajudar. Com o supermercado Casagrande, o que ocorreu é que mudou o investimento previsto, seria o Perim, que desistiu da obra e passou para o Casagrande. Fui favorável à chegada deste investimento no bairro.
Tem alguma ação no seu mandato para defesa da Apa Jacuném?
É preciso aproximar as comunidades de lá, uma área linda e que está
esquecida. Tem um potencial social muito importante, trabalho para implantar projetos de escolinha de remo de vela e esportes náuticos, temos que trazer a população para próximo da Jacuném e preservá-la.