Vereador quer prestação de contas sobre arrecadação e investimentos em tratamento de esgoto

Compartilhe:

Empresas que prestam serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Serra devem ser obrigadas a prestar contas ao Poder Legislativo da arrecadação e dos serviços prestados na cidade. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 79/2018 com este fim. 

Segundo o autor da proposta, vereador Pastor Ailton, a iniciativa foi necessária em função do grande volume de arrecadação com o serviço, sem que sejam realizadas prestações de contas sobre o serviço realizado e também da arrecadação. A prestação de contas consiste no relatório de arrecadação e de despesas com a prestação do serviço, bem como dados sobre os investimentos em infraestrutura e manutenção na Serra.

“A Cesan, por exemplo, recebe 100% do abastecimento e 80% do recolhimento do esgoto sanitário. Mas o tratamento está muito aquém. Toda estação de tratamento tem um mau cheiro horrível, o que caracteriza ineficiência no tratamento. Devolve essa água poluída para os rios e lagoas. Minha preocupação com esse projeto de Lei é que seja realizada uma prestação de contas anualmente, sobre a arrecadação e os investimentos feitos nas estações de tratamento para de fato tratar esse esgoto. A pressa para fazer obra para coletar esgoto é notória, porque quando faz a obra se cobra, mas não temos qualidade do serviço e nem provas de que o esgoto é tratado. A preocupação não é tratar o esgoto, é coletar”, disse o autor do projeto, Pastor Ailton.

Em nota, a Cesan, prestadora dos serviços, disse que desconhece o projeto de lei e que “os dados da Companhia são disponibilizados no site da empresa e no Portal da Transparência”.

Já a Serra Ambiental foi procurada pela reportagem, mas até o momento não retornou ao contato da reportagem.

 

Prestação de contas deve ser feita anualmente na Câmara de Vereadores

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também