[secondary_title]

Vereador denuncia que colegas estão colocando projetos para votação sem debate nas comissões

- PUBLICIDADE-
Plenário da Câmara da Serra. Foto: divulgação

Uma discussão sobre um projeto de lei em votação apontou para a falta de entrosamento entre os vereadores da Serra, especificamente membros de comissões permanentes da Câmara. Isso porque um vereador membro da Comissão de Justiça, Jefferson Fernandes (PL), disse que os colegas não estão se reunindo para analisar e elaborar pareceres sobre os projetos, antes que sejam enviados para votação em plenário.

“É muito importante fazer com que se cumpra a Lei [Regimento] e que a Comissão de Justiça se reúna. Faço parte desta comissão e vou cobrar aos meus colegas, Professor Artur (SDD) e William da Elétrica (PDT) para que a gente se reúna porque, quando [o projeto] vem do procurador com parecer contrário, acho desnecessário ter que vir em pauta. É preciso sentar com a comissão e deliberar sobre processos que vêm com parecer contrário. Entendo que um processo que vem com parecer contrário, estamos apenas gerando papel, gerando custos e usando mal o dinheiro público”, disse.

A assessoria do vereador foi procurada e informou que “até o momento não foi encaminhado nenhum processo para ele [Jefferson] ser relator e nenhuma convocação para reunião da comissão. Só chega a assessoria do legislativo com os processos com relatórios prontos no gabinete, e o vereador está se recusando a assinar. Pois não está tendo reunião”.

O vereador Anderson Muniz (Podemos) reforçou a fala do colega. “Quero ir no embalo da fala do vereador no quesito do funcionamento das comissões permanentes da Casa. É primordial dentro do ambiente Legislativo o funcionamento das comissões. Pegue o exemplo da Câmara de Vitória, lá primeiro os projetos são discutidos nas comissões. A Assembleia Legislativa também tem o funcionamento das comissões. É importante tratar do quesito inconstitucional dessas matérias antes de serem pautadas”, avaliou.

Após ter sido citado, o vereador Alex Bulhões, primeiro secretário da Mesa Diretora, disse que “o parecer da Procuradoria é opinativo” e que o Plenário deve ser soberano.

Ele foi procurado pela reportagem e acrescentou que “os projetos são encaminhados as devidas comissões e retornam com parecer assinado. Entende-se que houve uma reunião da comissão”, afirmou.

A discussão girava em torno do Projeto de Lei que trata da licença de obras para edificações a serem construídas em loteamentos em etapa de instalação no município da Serra. Segundo informações apontadas em Plenário, havia um parecer contrário da Procuradoria da Casa sobre o PL.

Foram procurados ainda os vereadores membros da Comissao Professor Artur e William da Elétrica, mas ambos não se manifestaram sobre os comentários dos colegas. Outros parlamentares foram procurados, mas evitaram falar sobre o tema.

O comentário acendeu luz sobre a quantidade de propostas consideradas inconstitucionais pela Procuradoria Geral da Casa e que estão sendo pautadas, aprovadas; para em seguida receberem veto do Executivo.

Desde fevereiro, quando foram iniciadas as atividades legislativas, o Executivo já encaminhou 60 vetos aos projetos aprovados pelos vereadores. As matérias votadas, mesmo com parecer contrário da Procuradoria, são aprovadas, o autógrafo da Lei é enviado à Prefeitura, que precisa analisar, vetar e redirecionar para os vereadores. Na Câmara, os parlamentares precisam ainda deliberar se acatam ou rejeitam o veto do prefeito. Há situações nas quais os próprios autores das propostas orientam os colegas a acatarem os vetos.

Gilson Gomes Filho é advogado, especialista em Direito Público. Foto: Divulgação

Segundo o advogado especialista em Direito Público, Gilson Gomes Filho, as comissões de Justiça e de Finanças são as mais importantes do Legislativo. Ele enviou nota para a redação do Tempo Novo sobre o assunto. Confira:

“As comissões permanentes de Justiça e de Finanças são as mais importantes de qualquer Casa Legislativa, pois nelas se faz a análise da constitucionalidade (adequação ao ordenamento jurídico) e do orçamento (adequação financeira). São as únicas que se encontram em TODOS parlamentos nacionais.

Elas realizam o filtro inicial para todo e qualquer projeto e o direcionam para as comissões temáticas, variáveis em cada Legislativo. Elas tem o poder de enterrar no berço projetos inconstitucionais ou que violem as regras orçamentárias.

Embora o Plenário seja soberano, aprovar leis sem apreciação da Comissão Permanente é jogar campo minado, correndo o risco iminente de explosão da lei aprovada na Justiça, com punição inclusive dos parlamentares que votaram, quando houver dano aos cofres públicos, por exemplo”.

...

Inscrições abertas para aulas de música gratuitas na Serra

Jovens da Serra têm a oportunidade gratuita de aprender canto e diversos instrumentos musicais. Nesta sexta-feira (26) começa a Oficina de Música no Centro...

Morador da Serra conquista título de campeonato Sul-Americano de Longboard no RJ

O surfista serrano Alexandre Escobar, 28 anos, venceu a competição Sul-Americana Saquarema Surf Festival 2024, que aconteceu dos dias 15 a 21 de abril,...

Circuito funcional e fit dance de graça em parque da Serra

Neste sábado (27), no Parque Caminho do Mar, em Bicanga, na Serra, vai ter dança, circuito funcional e fit dance gratuito para os moradores...

Deputado chama Vivo de “criminosa”, quer proibir venda de serviços e cobra multa de R$ 13 milhões

Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), o deputado estadual Vandinho Leite fez duras críticas à operadora de telefonia e internet, Vivo. O parlamentar foi...

Vereador quer multa de até R$ 1.000 para quem for flagrado usando drogas nas ruas da Serra

Uma iniciativa do vereador Darcy Junior (Republicanos) pode resultar na redução do uso de drogas nas ruas da Serra. O parlamentar protocolou na Câmara...

Fábio Jr. comemora 70 anos com super show em Vitória

Fábio Jr. chega em Vitória neste sábado (27), com a tour “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos”, no Espaço Patrick Ribeiro....

Serra terá tarde para fãs de jogos de tabuleiro e RPG no sábado

Neste sábado (27), os fãs de jogos de tabuleiro e RPG têm um encontro marcado para comemorar os 100 anos da Disney numa tarde...

Estado abre 5 mil vagas para tirar nova carteira de identidade gratuitamente

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) anunciou um aumento nas vagas disponíveis para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A...

Projeto em escola da Serra cultiva habilidades de ler em crianças

Na tarde da última segunda-feira (23), a EMEF Sonia Regina Gomes Rezende Franco, em Serra Dourada, deu início ao Projeto LiteraSerra, visando fortalecer as...