30.5 C
Serra
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Venda de caranguejo proibida a partir de domingo

Leia também

Fábrica da Fortlev na Serra abre vaga de emprego

A Fortlev, empresa com sede no Civit II, na Serra, está abrindo vaga de emprego para Analista de Qualidade. A...

Lixo de shopping incomoda e ‘tira o apetite’ de moradores na Serra

Quem mora nos condomínios Veredas e Buritis de Colina de Laranjeiras sofre diariamente com um mau cheiro de lixo....

Prefeitura suspende cobrança do rotativo em Serra Sede

Os motoristas que visitarem a região de Serra Sede não terão que pagar o estacionamento rotativo durante os próximos...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Este é o quarto período de andada do caranguejo que termina no dia 14 de abril. Foto: Ana Paula Bonelli

Neste domingo (7) começa o último período de andada do caranguejo-uçá. É neste época que machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento, tornando-se presas fáceis. Até o dia 14 de abril são proibidas a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie.

Nestes dias, a Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), fica de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais para coibir a venda do crustáceo.

Se a Fiscalização apreender caranguejo vivo, ele será, preferencialmente, devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego desrespeitando a lei, será multado em R$ 50 por unidade de caranguejo, e ainda responderá por crime ambiental. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321 / 0800 2839780.

Conscientização

Nesta quinta-feira (4), as equipes de Fiscalização e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) vão estar nos bares e restaurantes da orla de Manguinhos e Jacaraípe realizando ações educativas sobre o período.

A ideia é conscientizar comerciantes e clientes sobre a proibição de consumo e comercialização do crustáceo nesta época de reprodução. A ação será a partir das 18 horas. Haverá distribuição de material informativo e botons com a frase: “Período de defeso, nós respeitamos”.

Comentários

Mais notícias

Lixo de shopping incomoda e ‘tira o apetite’ de moradores na Serra

Quem mora nos condomínios Veredas e Buritis de Colina de Laranjeiras sofre diariamente com um mau cheiro de lixo. O incômodo está sendo causado...

Prefeitura suspende cobrança do rotativo em Serra Sede

Os motoristas que visitarem a região de Serra Sede não terão que pagar o estacionamento rotativo durante os próximos dias. A Prefeitura da Serra...

Escritor capixaba aborda racismo em seu 9º e-book

Nesta sexta-feira (21) o escritor capixaba Maxwell dos Santos, lança mais um trabalho de ficção que denuncia injustiças no Brasil. Trata-se de 9º e-book...

Em ascensão, Cobra Cobral arma bote para derrubar Pit Bull

O Serra Futebol Clube vai em busca da sua terceira vitória no Campeonato Capixaba. O próximo confronto do tricolor serrano será contra o time...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem