Venda de caranguejo proibida a partir de domingo

0
Venda de caranguejo proibida a partir de domingo
Este é o quarto período de andada do caranguejo que termina no dia 14 de abril. Foto: Ana Paula Bonelli

Neste domingo (7) começa o último período de andada do caranguejo-uçá. É neste época que machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento, tornando-se presas fáceis. Até o dia 14 de abril são proibidas a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie.

Nestes dias, a Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), fica de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais para coibir a venda do crustáceo.

Se a Fiscalização apreender caranguejo vivo, ele será, preferencialmente, devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego desrespeitando a lei, será multado em R$ 50 por unidade de caranguejo, e ainda responderá por crime ambiental. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321 / 0800 2839780.

Conscientização

Nesta quinta-feira (4), as equipes de Fiscalização e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) vão estar nos bares e restaurantes da orla de Manguinhos e Jacaraípe realizando ações educativas sobre o período.

A ideia é conscientizar comerciantes e clientes sobre a proibição de consumo e comercialização do crustáceo nesta época de reprodução. A ação será a partir das 18 horas. Haverá distribuição de material informativo e botons com a frase: “Período de defeso, nós respeitamos”.

Comentários