Com uma consulta de poucos segundos na internet, é possível verificar se há dinheiro esquecido em bancos no Brasil. Um site específico para a consulta foi gerado para facilitar o acesso aos valores disponíveis. Segundo informações do Banco Central, cerca de 28 milhões de pessoas, física e jurídica, têm dinheiro esquecido em bancos.
Para saber se tem dinheiro, é necessário ter em mãos o CPF e a data de nascimento. De posse dessas informações, deve-se acionar a página https://valoresareceber.bcb.gov.br. Lá, no link “consulte aqui”, disponibilizado para a consulta, inserir o CPF e a data de nascimento.
Quando a consulta sinalizar valores esquecidos, uma data para nova consulta é apontada, conforme tabela abaixo:

Na primeira fase, os valores esquecidos podem ser relacionados a contas, corrente ou poupança encerradas; tarifas que não deviam ser cobradas e serão devolvidos; consórcios e outros. Esses valores serão devolvidos a partir do dia 07 de março.
A segunda fase de devolução ocorrerá em maio, e os valores serão frutos de tarifas e parcelas relacionadas a operações de crédito cobradas indevidamente; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível.

