
Uma indicação do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Ales), ao governo do Estado pede que a Cesan fique proibida de inserir o nome dos consumidores nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo, durante o período de trinta dias do corte nos serviços de abastecimento de água nas residências de clientes inadimplentes.
A proposta do deputado visa complementar uma medida anunciada pelo próprio Executivo estadual na semana passada, em que ficou decidido que, como forma de dar assistência à população mais necessitada no período de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, a Cesan estaria impedida de realizar cortes no abastecimento de água à população pelos próximos 30 dias, a contar da data do anúncio feito pelo governo.
Na justificativa do documento, o deputado aponta que, “muitas das pessoas, e até empresas, neste momento de pandemia e de fechamento do comércio, não detêm de recurso financeiro suficiente para quitação de suas dívidas ou para manutenção da sobrevivência, o que gera a necessidade de recorrer às instituições bancárias para aquisição de empréstimos, e no caso, qualquer negativação trará sérias e graves conseqüências”, afirma.
Por fim, Vandinho diz esperar sensibilizar o Estado acerca da proposição feita por meio de indicação. “Vamos em busca do alargamento dessa medida de proteção tão importante para quem perdeu tudo nessa pandemia”, conclui.