
Com o avanço dos casos de Covid-19 no Espírito Santo, o deputado Vandinho Leite (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar o uso imediato do Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, na Serra, para atender pacientes com a doença.
Na tarde da última terça-feira (16) os leitos de UTI no Espírito Santo chegaram a ocupação de 91%, fazendo com que o governador Renato Casagrande (PSB) decretasse uma quarentena em todo território capixaba nos próximos 14 dias, começando nesta quinta (18).
Vandinho disse que a situação do ES é gravíssima. “Foi divulgado que 91% dos leitos de UTI estão ocupados no nosso Estado. A impressão que se dá é que não tem leito de UTI vago, até porque as pessoas tem nos procurado e a dificuldade de se encontrar leito de UTI é enorme. Situação difícil, situação crítica e precisamos encontrar saídas deste momento delicado”, disse o deputado.
Na Serra, os hospitais Jayme Santos Neves e Dório Silva chegaram a 97% dos leitos de UTI ocupados.
Ele aponta como uma das medidas emergenciais o uso imediato do Hospital Materno Infantil, que teve sua obra entregue no dia 26 de setembro do ano passado. “Desde o início do mandato o Hospital Materno Infantil na cidade da Serra poderia ter sido utilizado desde o início da pandemia e poderia estar sendo utilizado neste momento para atendimento do Covid. Recentemente conversei com o Secretário de Estado da Saúde e ele me informou que em abril a ideia é a abertura do Hospital Materno Infantil, mas não temos como esperar até abril”.
E completou: “É necessário que isso seja antecipado. Uma reflexão que eu faço neste momento é que todo esforço se faz necessário porque nós temos um hospital pronto no ES. É necessário todo esforço para antecipar esse prazo, é verdade que hoje nós estamos em meados de março, mas o caos está próximo e é necessário velocidade. Sempre defendi que o Hospital Materno Infantil fosse utilizado no enfrentamento à pandemia, até que estivesse totalmente adequado para começar a funcionar com o atendimento a crianças e gestantes”.
O Espírito Santo tem 348.970 casos confirmados da doença, 6.783 mortos e 327.795 curados. A Serra possui 43.731 casos confirmados do novo coronavírus, 797 mortos e 42.335 pessoas curadas da enfermidade.