22 C
Serra
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vacinação de cães e gatos deste domingo é cancelada devido as fortes chuvas

Leia também

Audifax comenta resultado das eleições e deseja “boa gestão” a Sérgio Vidigal

O resultado é oficial: Sérgio Vidigal (PDT) será, mais uma vez, prefeito da Serra. De acordo com a Justiça...

Vidigal diz que o mandato de prefeito será para encerrar seu legado com a Serra

Eleito prefeito da Serra neste domingo (29) com 54.90% dos votos (111.920 mil votos), Sérgio Vidigal (PDT) comemorou a...

Vice de Fábio lamenta derrota nas urnas: “infelizmente não deu”

O resultado é oficial: Sérgio Vidigal (PDT) será, mais uma vez, prefeito da Serra. De acordo com a Justiça...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Uma nova data será divulgada pela Prefeitura da Serra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacinação antirrábica de cães e gatos que aconteceria neste domingo (25) em bairros da Serra foi cancelada devido às fortes chuvas.

O Dia D foi realizado no sábado (24) e segundo a Prefeitura da Serra, uma nova data será divulgada para atender os bairros que estavam agendados para este domingo.

Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos, vacinados durante a campanha de vacinação antirrábica. Segundo a Prefeitura, a meta do município é imunizar 74 mil animais. Já foram vacinados cerca de 15 mil animais até o momento.

Devem tomar a vacina cães e gatos maiores de três meses de idade, machos e fêmeas, mesmo as que estejam prenhas ou que tenham acabado de ter filhotes. É necessário levar a caderneta de vacinação do animal, se tiver.

A próxima data será no fim de semana dos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Os bairros serão divulgados posteriormente.

Campanha

A Serra dividiu a vacinação deste ano entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões. A etapa rural da vacinação foi antecipada pelo município e aconteceu entre os dias 10 de agosto e 9 de outubro.

Vale lembrar que em 2019, a vacinação não aconteceu na Serra, por falta de envio das doses por parte do Ministério da Saúde, do Governo Federal.

No ano passado, a vacinação de animais, cães e gatos, contra a raiva aconteceu somente na região rural do município. A previsão era vacinar em torno de 2.300 animais.

Uma das explicações para vacinar somente os animais da área rural é que nestes locais há incidência de morcegos, macacos, e também de outros animais silvestres que portam o vírus da raiva. Essa faz parte de uma ação de bloqueio para evitar o reaparecimento de casos de raiva.

A vacinação em grandes centros e também a de rotina realizada na VAS não foi aberta para todos os animais, somente para os que tinham idade entre três e 12 meses que não haviam sido imunizados com a dose na campanha de 2018.

Na ocasião, o Ministério da Saúde confirmou o atraso na entrega das doses e disse que “devido a problemas técnicos identificados na produção da vacina”. Disse ainda que só irá enviar as vacinas quando a produção fosse normalizada.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!