Vacinação de cães e gatos deste domingo é cancelada devido as fortes chuvas

Compartilhe:
Serra
A vacinação nos bairros aconteceu nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Uma nova data será divulgada pela Prefeitura da Serra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacinação antirrábica de cães e gatos que aconteceria neste domingo (25) em bairros da Serra foi cancelada devido às fortes chuvas.

O Dia D foi realizado no sábado (24) e segundo a Prefeitura da Serra, uma nova data será divulgada para atender os bairros que estavam agendados para este domingo.

Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos, vacinados durante a campanha de vacinação antirrábica. Segundo a Prefeitura, a meta do município é imunizar 74 mil animais. Já foram vacinados cerca de 15 mil animais até o momento.

Devem tomar a vacina cães e gatos maiores de três meses de idade, machos e fêmeas, mesmo as que estejam prenhas ou que tenham acabado de ter filhotes. É necessário levar a caderneta de vacinação do animal, se tiver.

A próxima data será no fim de semana dos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Os bairros serão divulgados posteriormente.

Campanha

A Serra dividiu a vacinação deste ano entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões. A etapa rural da vacinação foi antecipada pelo município e aconteceu entre os dias 10 de agosto e 9 de outubro.

Vale lembrar que em 2019, a vacinação não aconteceu na Serra, por falta de envio das doses por parte do Ministério da Saúde, do Governo Federal.

No ano passado, a vacinação de animais, cães e gatos, contra a raiva aconteceu somente na região rural do município. A previsão era vacinar em torno de 2.300 animais.

Uma das explicações para vacinar somente os animais da área rural é que nestes locais há incidência de morcegos, macacos, e também de outros animais silvestres que portam o vírus da raiva. Essa faz parte de uma ação de bloqueio para evitar o reaparecimento de casos de raiva.

A vacinação em grandes centros e também a de rotina realizada na VAS não foi aberta para todos os animais, somente para os que tinham idade entre três e 12 meses que não haviam sido imunizados com a dose na campanha de 2018.

Na ocasião, o Ministério da Saúde confirmou o atraso na entrega das doses e disse que “devido a problemas técnicos identificados na produção da vacina”. Disse ainda que só irá enviar as vacinas quando a produção fosse normalizada.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também