Tribunal de Justiça nega saída de mais varas do fórum da Sede

Compartilhe:
TJ-ES trata como improcedentes informações de que varas do Fórum da Serra irão deixar região. (Foto: Arquivo TN)
TJ-ES trata como improcedentes informações de que varas do Fórum da Serra irão deixar região. (Foto: Arquivo TN)

Após fortes especulações de bastidor, o Tribunal de Justiça negou que tenha a intenção de transferir as Varas Criminais do Fórum da Serra, localizadas na sede do município, para o novo Fórum em São Geraldo. Os boatos ganharam força nas últimas semanas, entre lideranças políticas, empresarias e moradores da região; inclusive, uma mobilização popular estava sendo gestada.   

Procurado pela reportagem, o diretor do Fórum da Serra, juiz Alexandre Farina, resumiu. “São especulações. Sendo assim, não temos o que declarar”, disse. O magistrado explicou quais varas estão ativas na sede. “Quatro Varas com competência em crimes residuais; uma Vara com competência em crimes dolosos contra a vida; uma Vara especializada em Lei Maria da Penha; dois juizados especiais criminais”, enumerou.

Já a assessoria do Tribunal de Justiça, por meio de nota, esclareceu que a informação sobre mudança das varas criminais “não tem procedência nenhuma. O Fórum instalado na Serra Sede é um imóvel de propriedade do poder Judiciário, construído pelo Tribunal de Justiça no início da década de 1990. Com a saída das Varas Cíveis do prédio, o TJ está reformando o Fórum Criminal para melhor acomodar as Varas que lá permanecem e que irão permanecer”. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Serra, Ítalo Scaramussa, avalia como desnecessária a nova mudança. “Acho desnecessário. O Fórum Criminal está praticamente todo reformado. No local do Cível, não há condições de alocar. Não há estacionamento nem segurança para os usuários. De toda sorte, a OAB não foi consultada”, contou. 

Entenda

Uma nova onda de boatos sobre a saída das varas criminais do Fórum da Serra Sede para outra região incomodou lideranças locais, preocupadas com o possível esvaziamento da região. 

A denúncia foi feita pela vereadora Quelcia Fraga (PSC), durante sessão na Câmara de Vereadores. “Ficamos sabendo que a Criminal está saindo e que o Fórum vai desocupar em dezembro”, disse, na ocasião.

Os boatos também são confirmados por moradores e comerciantes da região da Sede, como Edgar Paiva. “Ouvi os comentários, mas não sabemos se as informações procedem”. 

Em dezembro de 2018, sob protestos de lideranças locais, o TJ transferiu 17 Varas Cíveis do Fórum da Serra Sede para Jardim Limoeiro. 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também