Terminal de Carapina será reformado e ampliado na Serra; conheça o projeto

O Terminal de Carapina será reformado e ampliado.
Compartilhe:
Serra Terminal de Carapina Reforma Transcol
O Terminal de Carapina será reformado e ampliado. Crédito: Divulgação

O Terminal de Carapina, na Serra, passará por uma ampla reforma e ampliação a partir do primeiro trimestre de 2026. O projeto prevê melhorias estruturais, como novo pavimento em concreto, cobertura, drenagem, reforma dos banheiros, adequações de acessibilidade e calçadas adaptadas.

A intervenção acontece após o Governo do Estado cancelar o projeto anterior que previa a construção de um novo terminal às margens da BR-101. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o custo de aquisição do terreno inviabilizou a nova obra, levando o governo a optar pela modernização do terminal atual.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a reforma será completa.

“Vamos modernizar todo o terminal, com obras de drenagem, concretagem do piso, reforma das entradas e saídas de ônibus e pedestres, além de novos banheiros e cobertura”, afirmou.

Crédito: Divulgação

A previsão é que as obras sejam concluídas em 2026, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo. O projeto executivo está em fase final de elaboração, e a ordem de serviço deve ser assinada no primeiro trimestre de 2026. O valor total do investimento ainda será definido.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ampliação do Terminal de Carapina na Serra

Além da revitalização, o terminal será ampliado com a construção de uma nova área de seis mil metros quadrados, o que deve aumentar em cerca de 30% a capacidade de operação. Para isso, o governo iniciou o processo de desapropriação de um terreno vizinho, que será incorporado ao complexo.

“A ação judicial já foi protocolada, mas ainda não há prazo para a anexação da área”, destacou Damasceno.

Serra Terminal de Carapina
Projeção do Terminal de Carapina. Crédito: Divulgação

O novo projeto seguirá o modelo de modernização aplicado no Terminal do Ibes, em Vila Velha, e tem como objetivo reorganizar os espaços e oferecer mais conforto, segurança e eficiência aos usuários do Sistema Transcol.

Inaugurado em 11 de maio de 1989, o Terminal de Carapina foi o primeiro do Sistema Transcol.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também