O Terminal de Carapina, na Serra, passará por uma ampla reforma e ampliação a partir do primeiro trimestre de 2026. O projeto prevê melhorias estruturais, como novo pavimento em concreto, cobertura, drenagem, reforma dos banheiros, adequações de acessibilidade e calçadas adaptadas.
A intervenção acontece após o Governo do Estado cancelar o projeto anterior que previa a construção de um novo terminal às margens da BR-101. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o custo de aquisição do terreno inviabilizou a nova obra, levando o governo a optar pela modernização do terminal atual.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a reforma será completa.
“Vamos modernizar todo o terminal, com obras de drenagem, concretagem do piso, reforma das entradas e saídas de ônibus e pedestres, além de novos banheiros e cobertura”, afirmou.
Leia também

A previsão é que as obras sejam concluídas em 2026, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo. O projeto executivo está em fase final de elaboração, e a ordem de serviço deve ser assinada no primeiro trimestre de 2026. O valor total do investimento ainda será definido.
Ampliação do Terminal de Carapina na Serra
Além da revitalização, o terminal será ampliado com a construção de uma nova área de seis mil metros quadrados, o que deve aumentar em cerca de 30% a capacidade de operação. Para isso, o governo iniciou o processo de desapropriação de um terreno vizinho, que será incorporado ao complexo.
“A ação judicial já foi protocolada, mas ainda não há prazo para a anexação da área”, destacou Damasceno.

O novo projeto seguirá o modelo de modernização aplicado no Terminal do Ibes, em Vila Velha, e tem como objetivo reorganizar os espaços e oferecer mais conforto, segurança e eficiência aos usuários do Sistema Transcol.
Inaugurado em 11 de maio de 1989, o Terminal de Carapina foi o primeiro do Sistema Transcol.

