
Ana Paula Bonelli
Em tempos de crise econômica, procurar meios para garantir uma renda extra no final do mês tem sido a alternativa para muitas pessoas. Não basta ter só um emprego ou trabalho. É preciso ‘se virar nos 30’.
De Taquara, Fábio Henrique Neimog, popularmente conhecido como Alemão, aposta em três trabalhos diferentes para pagar as contas mensais. Ele é motoboy e trabalha das 8 às 17h entregando água e gás e das 18 às 22h entregando pizza. “Ainda faço outro bico entregando nota fiscal para empresas”. E Fábio garante: “Trabalho dia e noite. Mas no final dá para pagar as contas e ainda sobra um pouquinho”.
De Jacaraípe, a professora Valdirene Coutinho dá aulas de história numa escola pública e faz doces para complementar a renda. “Faço bolos, bem-casados e doces. Esta atividade me ajuda a conseguir uma renda extra no final do mês”.
Leia também
Outro que investe em dois empregos é Delvair Medina, morador de Jardim Limoeiro, que durante o dia atua como consultor imobiliário e a noite como garçom. “Neste período de crise temos que trabalhar mais se quisermos dar conta do recado. Tenho dois filhos e as duas rendas ajudam a complementar o orçamento no final do mês”.
Já Edileide Rufino aposta no trabalho autônomo. “Para ajudar nas despesas de casa, vendo sanduíche natural, bolos, trufas, hambúrgueres, tortinhas, mousses, salgados fritos e assados e ainda ataco comercializando produtos de beleza da Mary Kay, Boticário e Avon”, enumera.
Para alcançar sucesso nas vendas, Edileide usa um grupo no WhatsApp onde divulga seu cardápio diário e recebe as encomendas.

