20.7 C
Serra
quarta-feira, 22 setembro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Setembro Amarelo alerta para prevenção ao suicídio

Leia também

Vendaval destrói poste e deixa bairro da Serra sem energia elétrica

O vendaval da noite desta terça-feira (21) está deixando estragos em alguns bairros da Serra. Em Vila Nova de Colares,...

Calorão na Serra dá lugar a chuva e ventos de até 40 km/h nessa quarta-feira

No dia em que marca a passagem para a Primavera no Hemisfério Sul, o avanço de um sistema frontal...

Assembleia Legislativa aprova regras para gratuidade em ônibus

  Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei Complementar 24/2021, que faz ajustes à Lei Complementar 971/2021....
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Nesta sexta (10), às 16 horas, terá roda de conversa no pátio interno da Unidade Regional de Serra Dourada. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O dia 10 de setembro é a data oficial de prevenção ao suicídio, razão para a denominação Setembro Amarelo. Sensível para as questões ligadas à saúde mental, a Prefeitura da Serra não só oferece, na sua rede de saúde, programas e profissionais preparados para lidar com pacientes e familiares que necessitam de apoio psicológico bem como, nessa época, promove ações voltadas para o tema.

Como é o caso da roda de conversa que vai acontecer nesta sexta (10), às 16 horas, no pátio interno da Unidade Regional de Serra Dourada, por exemplo. A ideia é fazer uma dinâmica assistida, com a participação dos servidores da saúde, de alguns pacientes do Programa de Saúde Mental, além das lideranças comunitárias.

A temática do encontro é a necessidade de se praticar a empatia. Vale a pena ressaltar que o uso de máscara será imprescindível bem como a atenção em se manter o distanciamento social.

Mais cedo, vai rolar uma caminhada, organizada pelos cerca de 300 participantes do Programa de Orientação ao Exercício Físico e Orientação Nutricional (Proef/Nutrição) de Jacaraípe. A concentração será às 7 horas, na praça Encontro da Águas, em Jacaraípe.

Vestidos com uma camisa amarela com a frase “Você é mais forte do que você imagina” estampada na frente, antes de sair em caminhada pela orla de Jacaraípe, os participantes farão um alongamento. Lembrando, que, todos deverão usar máscaras, além de evitar ficar muito próximo um do outro. A passeata será aberta para todos.

O destino dos participantes da caminhada será o Comitê do Idoso, onde acontecem as atividades do Proef, que vão de ginástica à corrida. Depois de tomar um café partilhado, os participantes da ação vão assistir uma palestra sobre depressão, que será ministrada por um professor e um grupo de alunos do curso de Psicologia da Doctum.

Atenção à saúde

Nos equipamentos de saúde da Serra há equipes de escuta qualificada, formadas sobretudo por assistentes sociais e psicólogos, mas podendo ter, também, médicos e enfermeiros.

O serviço é porta aberta e prioritária, encontrada nas Unidades Regionais de Saúde(URS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Ao chegar ao local, o paciente é acolhido pela equipe multidisciplinar, que, feita a avaliação, encaminhará para o acompanhamento em saúde mental.

Os casos notificados pelos serviços da rede são encaminhados pelo Núcleo de Prevenção à Violência (Nuprevi/GVE/Sesa/Serra), responsável pela Vigilância das Violências da Prefeitura da Serra, às equipes de Saúde Mental dos territórios de referência das Regionais URS e dos CAPS, que realizam a busca ativa por meio de consulta aos arquivos dos serviços e contato telefônico para ofertar a inserção em acompanhamento.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!