Sessões relâmpagos e mudança de nome de rua: eleição impacta produção de vereadores da Serra

Compartilhe:

Como acontece em ano eleitoral, a propaganda política está impactando nos trabalhos legislativos em 2022. Com seis candidatos disputando as eleições em 2022, as sessões se tornaram mais curtas, os discursos mais moderados e escassos e a produção legislativa, reduzida. Os vereadores se reúnem duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras.

Exemplo disso são as últimas sessões ordinárias realizadas na Casa. A sessão desta segunda-feira (5) durou 14 minutos e 23 segundos, considerando a abertura, com Hino, leitura de versículo bíblico e votos de congratulações ao vereador Saulinho da Academia (Patriota), aniversariante do dia. Também foi lido o expediente do dia e votados projetos que tramitam no Legislativo.

Um dos projetos aprovados pelos vereadores foi o PL 450/2021, que institui o Dia do Black Dance na Serra, a ser comemorado em 7 de dezembro. Outro projeto aprovado, 84/2022, dispõe sobre a Semana Municipal de Segurança Pública.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na sessão do dia 31 de agosto, que durou 36 minutos, teve dois oradores e foram votados projetos. Entre as matérias votadas, o PL 107/2022, que denomina nome de rua no bairro Planalto Serrano, BL B. Outro PL, 150/2022, que altera nome de avenida no bairro Praia de Carapebus. O PL 151/2022 também altera nome de rua no mesmo bairro.

A sessão do dia 29 de agosto teve pouco mais de 20 minutos de duração, o que incluiu leitura do Expediente, um orador e votação da Ordem do Dia. Entre as propostas aprovadas, o PL 83/2021, que proíbe corte de serviços no município. O PL 95/2021 cria o programa Cidade Limpa a Feliz. O PL 449/2021 institui no calendário oficial de eventos da Serra o Arraiá do Bairro Planalto Serrano Bloco A. Todas as matérias foram aprovadas.

A sessão do dia 24 de agosto durou 12 minutos e cinco segundos. Uma das matérias lidas no Expediente, sob risos dos vereadores, trata da realização de laqueadura e vasectomia pelo município. Sem oradores inscritos, foram votados os projetos, sendo um deles para denominar nome de rua no bairro Praia de Carapebus. O PL 166/2022 denomina nomes de ruas no bairro Cantinho do Céu.

Entre os 23 vereadores da Câmara da Serra, são candidatos a deputado federal Rodrigo Caldeira (PSDB) e Raphaela Moraes (Rede). Para deputado estadual concorrem Wellington Alemão (PSC), Igor Elson (PL), Pablo Muribeca (Patriota) e Paulinho do Churrasquinho (PDT).

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também