Serranos vão às urnas ajudar a escolher o novo presidente do Brasil | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 26 de outubro de 2018 às 9:46

Serranos vão às urnas ajudar a escolher o novo presidente do Brasil

Por Gabriel Almeida
[email protected]

 

Novo presidente: Entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad sairá o escolhido para comandar o Brasil nos próximos 4 anos. Fotos: Agência Brasil

Neste domingo (28) o serrano vai ajudar a decidir, juntamente com todo o país, quem será o próximo presidente da república: Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT). A votação vai acontecer das 8h às 17h e o município da Serra é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

Com mais de 320 mil moradores aptos a votar nesta eleição, a cidade tem três zonas eleitorais: 26ª, 53ª e 59ª, distribuídas em 94 locais de votação que abrigam mais de 870 seções. São 169.575 eleitoras e 151.105 eleitores no município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou 120 pessoas com sexo não declarado na Serra. Também é da Serra o local com maior número de eleitores na Grande Vitória: na Emef Feu Rosa, votam 9.549 eleitores.

No dia da eleição, o eleitor deve ir até o local de votação portando um documento oficial com foto. Caso o morador tenha feito o cadastro biométrico ele pode baixar o aplicativo E-Título no seu smartphone e apresentar apenas o app para os mesários. O eleitor que não possui a biometria não pode utilizar o E-Título para votar, já que não aparecerá sua foto.

As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O Tribunal reforça que o uso de qualquer equipamento que prejudique o sigilo do voto está proibido. Por exemplo, celulares, filmadoras e máquinas fotográficas. No primeiro turno, houve diversos casos de eleitores que filmaram o voto, ação que é proibida.

Também é permitida pela Justiça Eleitoral, a utilização de camisetas, broches e bonés dos candidatos no dia da votação. Desde que seja manifestação individual, sendo feito confeccionado pelo próprio eleitor. Se for material distribuído por partido, pode ser interpretado por um juiz como ilegal. Aglomerações de pessoas com materiais de campanha e distribuição de santinhos também estão proibidos.

Seguindo as mesmas regras do primeiro turno, não será proibida a venda de bebida alcoólica no ES. 

Quem não votou no primeiro turno e ainda não justificou sua ausência poderá participar do segundo turno das eleições normalmente. Mas vale lembrar que a justificativa por não ter votado deverá ser feita até o dia 6 de dezembro. A justificativa também pode ser feita online por meio do site justifica.tse.jus.br. Ao acessá-lo, o eleitor deverá preencher corretamente seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação pedida digitalizada.

O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

Local de voto e resultado podem ser conferidos pela internet

O eleitor pode conferir a zona, local e seção na página do TRE na internet. Basta acessar o endereço www.tre-es.jus.br, acessar a aba com nome ‘Local de Votação’, digitar os dados e conferir a localização. Caso não tenha o número do título no momento, o morador pode pesquisar com nome, data de nascimento e filiação. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A lista com os locais de votação, zonas e seções também estão disponíveis no site.

A divulgação dos votos para presidente, em todo o Brasil, só terá início quando o Acre sinalizar o encerramento da votação no Estado – o que deve acontecer após as 19h (por conta do fuso horário). A apuração pode ser acompanhada em tempo real no aplicativo Resultados da Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado nas lojas virtuais do Google e da Apple.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por