Serra vai construir mega viaduto em cruzamento de avenida da ArcelorMittal e BR-101

Compartilhe:
Mergulhão Viaduto Serra Obra ArcelorMittal BR-101
Crédito: Divulgação
Mergulhão Viaduto Serra Obra ArcelorMittal BR-101
A Prefeitura da Serra vai construir um mega viaduto no cruzamento da avenida da ArcelorMittal com a  BR-101, na região de Carapina. Crédito: Divulgação

Um novo projeto de mobilidade urbana está sendo desenvolvido pela Prefeitura da Serra. O objetivo é desafogar o trânsito entre a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes – entrada da ArcelorMittal – e a BR-101, que será transformada em uma avenida municipal.

No cruzamento, seria construído um mergulhão. Os motoristas que saem da Avenida Brigadeiro poderão passar pelo mergulhão e acessar a BR-101 sem interferências de semáforos.

Já quem segue pela atual BR-101, em ambos os sentidos, poderá passar pelo viaduto, de forma expressa.

O anúncio da futura obra foi feito durante entrevista exclusiva concedida pela secretária de Obras da Serra, Izabela Biancardi Roriz, ao Jornal Tempo Novo. A obra ainda está em fase embrionária e um projeto executivo está sendo realizado.

A empresa contratada para realizar a projeção do mergulhão deve entregar o projeto durante o primeiro semestre de 2024. A obra, no entanto, poderá ser iniciada somente no ano de 2025, devido a tratativas necessárias e captação de recursos.

“O projeto será entregue ainda no próximo ano, mas a obra em si deve ser iniciada somente no próximo mandato, pois temos que captar recursos e realizar a licitação. Esse processo pode demorar um pouco, mas já iremos deixar tudo pronto”, disse a secretária de obras.

Por conta da fase inicial, ainda não é possível definir o valor que será feito no investimento.

Cruzamento possui grande ‘gargalo’ no trânsito da Serra

É importante ressaltar que o trânsito na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes é caótico quase todos os dias da semana, principalmente, durante os horários mais movimentados. Na região, circula muitos caminhões de grande porte, devido a portaria da ArcelorMittal, que fica um pouco antes da entrada do bairro Novo Horizonte.

O escoamento desses veículos pesados para a BR-101 gera um ‘gargalo’ no trânsito, com grandes congestionamentos e acaba atrapalhando os motoristas de veículos de passeio de circularem com agilidade.

O novo mergulhão pretende eliminar a necessidade de um cruzamento com semáforos e deixar o trânsito fluir com mais rapidez.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também