
A Prefeitura da Serra anunciou um pacote de medias para fortalecer a fiscalização de trânsito no município e pretende apertar o cerco contra motoristas infratores. Para isso, vai instalar novos radares fixos em avenidas da cidade, além de utilizar os equipamentos portáteis, para fiscalizar o excesso de velocidade.
Atualmente, a Serra possui a maior quantidade de veículos licenciados no Espírito Santo, totalizando cerca de 220.000 carros e motos. Além disso, duas importantes rodovias cortam a cidade: a BR-101 (via federal) e a ES-010 (via estadual). A instalação dos radares, porém, será realizada apenas nas vias municipais.
De acordo com o secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, um estudo está sendo realizado para apontar os principais pontos com alto índice de acidentes. A partir deste material, serão implementadas medidas com o objetivo de mitigar esses acidentes.
Os novos radares serão instalados, por exemplo, na Avenida Norte Sul, na Talma Rodrigues e na Audifax Barcelos – todas vias municipais.
Além dos radares, outras medidas estão sendo implementadas. Entre elas, a instalação de quebra-molas e faixa elevadas para pedestre.
Pontos críticos e com alto risco de acidentes na Serra
O secretário Halpher adiantou que os trechos perigosos incluem áreas da BR-101, especialmente na região de Carapina, e na Avenida Eudes Scherer. Conforme já informado pelo Jornal Tempo Novo, a rodovia federal terá seu atual trecho municipalizado, assim que as obras do Contorno do Mestre Álvaro forem entregues.
Na prática, a BR-101, que atualmente passa por dentro desse trecho na cidade, passará a ser no Contorno do Mestre Álvaro, transformando o atual trecho da rodovia em uma avenida municipal – que deve ser chamada de Avenida Mestre Álvaro.
Com isso, o Município terá autonomia para realizar melhorias na atual rodovia. “Com a conclusão das obras do contorno do Mestre Álvaro, o trecho interno deverá ser municipalizado. Como é uma via com alto número de acidentes, devemos ter radares. A Serra hoje se prepara para esse cenário da necessidade dos equipamentos, mas vamos usar em último caso”, disse o secretário.
Paralelamente, estão sendo planejadas medidas como a construção de viadutos, passagens para pedestres, ampliação de faixas e instalação de faixas exclusivas para ônibus, em parceria com o governo estadual, visando aliviar o trânsito na região.
Halpher ainda destaca que a prefeitura está preparada para assumir essa responsabilidade, seguindo os cronogramas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes e do próprio município.
Uso de registro de preços e foco nas necessidades locais
A prefeitura adotará o sistema de registro de preços para contratar os serviços, buscando flexibilidade e evitando prejuízos caso a fiscalização eletrônica não seja necessária em determinados trechos. Essa medida permitirá a adaptação às demandas específicas da região. A expectativa da prefeitura é que, com a municipalização, haja uma redução significativa nos índices de acidentes, além de contar com um maior efetivo de agentes de trânsito municipais em comparação com a Polícia Rodoviária Federal.
Ampliação das ações de fiscalização na Serra
Além da BR 101, outras rodovias e vias importantes também receberão ações de fiscalização. Isso inclui a Avenida Talma Rodrigues, Avenida Civit, Serra-Jacaraípe, entre outras. O objetivo é controlar a velocidade e reduzir acidentes nessas vias com alto volume de tráfego, especialmente para veículos comerciais.