A vitória da Unidos do Viradouro no Carnaval 2026 trouxe Juliana Paes de volta aos holofotes não apenas pelo samba, mas também por sua trajetória pessoal. A atriz de 46 anos, que retornou ao posto de rainha de bateria após 17 anos, realizou um desejo de seu pai, falecido em 2024, que previu sua volta para a escola de Niterói.
Qual a religião de Juliana Paes?
Em vídeos de Juliana Paes em programas como Sem Censura e Encontro, a atriz define sua religiosidade como uma busca ampla e diversa. A atriz explicou que nasceu e foi criada na Umbanda, religião na qual sua avó era chefe de terreiro. Segundo Juliana, toda a sua primeira descoberta espiritual aconteceu por meio desse contato direto com as religiões de matriz africana.
Com o passar dos anos e a busca por autonomia, a artista passou a estudar outras doutrinas para encontrar respostas a diferentes questionamentos. Juliana mencionou que buscou informações no Budismo e no Kardecismo, utilizando os ensinamentos espíritas para lidar com o luto e compreender a morte como uma passagem ou continuidade da vida. Ela acredita na reencarnação e na existência de vidas pregressas, embora ressalte que a saudade de quem parte é um sentimento inevitável, independentemente da evolução espiritual.
Além disso, a atriz afirma ter uma convivência harmoniosa com outras crenças dentro de sua própria família. Ela conta que costuma frequentar cultos evangélicos para acompanhar o irmão e defende abertamente a importância do respeito entre as religiões.
Leia também
” Quando eu fui ganhando a minha autonomia, busquei outras fontes de informação. Procurei estudar outras coisas, como o Budismo e o Kardecismo. Em cada doutrina, encontrei respostas para perguntas diferentes. Tenho um irmão evangélico e adoro ir ao culto dele”, contou a atriz no programa Encontro da Globo em 2017.