Rompimento da barragem em Fundão é tema de seminário na Ufes

O seminário fará um balanço dois anos após o acidente e organizará uma carta do rio Doce. Treze palestrantes falarão sobre temas específicos durante o
Compartilhe:
Mariana (MG) – barragem pertencente à  mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação)

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, haverá um seminário “Balanço de dois anos do rompimento da barragem de Fundão”, o trágico acidente ocorrido em Minas Gerais, mas que teve impacto no Espírito Santo, com o derramamento de lama de rejeitos no rio Doce, que banha os dois estados. O evento é aberto e não haverá inscrição. Será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cuja programação pode ser conferida no link https://contatoseminariode.wixsite.com/balanco2anos/programacao. 

Os objetivos do seminário, segundo a organização do evento, são apresentar informações e discussões acerca do desastre-crime de Mariana – Rio Doce e criar um espaço para intercâmbio entre movimentos sociais e acadêmicos sobre este desastre, mas, também, sobre a situação ampla de territórios afetados por projetos neoextrativistas no Brasil. 

O Seminário está organizado em torno dos seguintes temas: Histórico e balanço político-institucional dos 2 anos; Balanço das medidas de reparação; Balanço das dinâmicas territoriais; Balanço de atuação de corporações e violações de direitos. Tais temas serão debatidos em mesas que contarão com apresentações curtas de grupos de pesquisa, atingidos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Após as apresentações haverá um amplo tempo para debates e neste momento sua presença será fundamental.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também