24.6 C
Serra
sábado, 26 de setembro de 2020

Retorno das aulas presenciais preocupa autoridades do Estado

Leia também

Serra tem 500 mortes por Covid-19 e 15.635 casos confirmados da doença

Quinhentas pessoas morreram  na Serra em decorrência de complicações da Covid-19. A cidade que se encontra em risco baixo...

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para...
Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

As aulas devem acontecer com rodízio de estudantes. Foto: Divulgação

Autoridades políticas criticam o anúncio do governo do Estado de que deve retornar as aulas, após o período de suspensão provocado pela pandemia com o novo coronavírus. As aulas estão suspensas desde o dia 17 de março.

Segundo o decreto do Governo do Estado, a retomada das atividades devem ser regidas por normas que garantiriam a segurança de alunos e profissionais de educação. Assim, o retorno aconteceria por meio de etapas, com revezamento de estudantes, uso de equipamentos e distância mínima obrigatória.

Sobre a possibilidade de retorno, deputados estaduais repercutiram na Assembleia e se mostraram preocupados. É o caso de Vandinho Leite (PSDB), que propôs um debate com a população sobre o tema.

“O Governo definiu as regras para o retorno das aulas presenciais e, infelizmente, muitas dessas regras não são realistas. Como manter distanciamento de 1,5 metro em uma sala com 40 alunos, além dos professores? Outro ponto de muita preocupação e que chama atenção é a testagem, uma vez que, lamentavelmente, o Governo não incluiu regras de testagem em massa. Mas porque nossos alunos e professores são menos importantes que os milhares de jovens infratores testados pelo mesmo Governo no Iases?”, questionou Vandinho.

Ele convocou populares para um debate. “Essa semana vamos debater o tema na Assembleia e cobraremos respostas objetivas para o retorno ou não das aulas. As medidas apresentadas são claramente insuficientes e podem colocar em risco nossas crianças e professores”, disse o parlamentar, acrescentando um número de telefone para o debate.

Serra:

“Não há previsão de volta às aulas. O retorno dos alunos só acontecerá após as recomendações dos órgãos de saúde e seguindo o protocolo sanitário da Secretaria Municipal de Educação, que está em fase de discussão”.
A declaração é do secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho. Além disso, assim como na rede estadual, o secretário informou a Serra deve trazer mudanças no retorno às aulas.  Entre elas, está o rodízio de alunos; o distanciamento das carteiras na sala de aula; a obrigatoriedade do uso de máscaras e a constante higienização das mãos.
A rotina de recreio terá que ser adaptada, para obedecer aos protocolos de saúde e evitar aglomerações. A tendência é que as crianças façam as refeições em refeitórios, por serem áreas abertas, e em sistema de rodízio de horários.
“Equipamentos de EPIs estão sendo comprados, como máscaras para os profissionais e estudantes; álcool em gel, tapetes com barreira sanitária; totem dispay para álcool em gel; papel toalha; hipoclorito de sódio; e outros”, afirmou.

Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Mais notícias

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado (26). Segundo informações de populares, o...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para recolherem garrafas de cerveja descartadas...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!