Recursos insuficientes para preparar cidade para temporada de chuvas

0

 

Nova Almeida. Encosta preocupa moradores e líder comunitário Roberto Catirica
Nova Almeida. Encosta preocupa moradores e líder comunitário Roberto Catirica

Por Clarice Poltronieri

Os últimos dias andam bem quentes e secos, mas a atenção com o período chuvoso é uma necessidade. As lembranças do drama com as chuvas ainda estão bem vivas. O município possui 49 bairros com áreas de risco de deslizamento, enchente ou as duas situações, já mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos, que está sendo revisado.

O Ministério da Integração Nacional repassou, no último dia 3, R$2.196 milhões para reparação dos danos causados por forte chuvas.

“Essa verba não é suficiente para todas as obras e definimos 5 pontos prioritários que são encostas nos bairros Boa Vista, Diamantina, José de Anchieta II, Nova Carapina I e Planalto Serrano”, disse João Carlos Alves Chagas, diretor do Departamento de Defesa Civil.

Os projetos de reconstrução das encostas de Nova Almeida e Jardim Carapina, que custarão 16 e 10 milhões ainda não tem recursos.

Outra ação é a dragagem do rio Jacaraípe, obra de 10 milhões que ficou parada por dois meses e foi retomada esse mês.

Com relação aos riscos de enchente, a Defesa Civil pretende rearticular os Núcleos de Defesa Civil Comunitários para preparar os moradores, criar lista de voluntários e mapear espaços para alojamentos de eventuais desabrigados.

O Plano de Contingência, Proteção e Defesa Civil define as tarefas de cada secretaria e está em revisão para ser apresentado às partes envolvidas como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu 192.

Confira abaixo imagens dos estragos provocados pela histórica chuva do final do ano passado:

 

Comentários