24.5 C
Serra
domingo, 09 de agosto de 2020

Quem é o Candidato de Renato Casagrande à Prefeitura da Serra?

Leia também

Sítios do agroturismo da Serra voltam a funcionar aos fins de semana

Quer fugir da agitação dos grandes centros e curtir o fim de semana de uma maneira tranquila e diferente?...

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação...
Ronaldo Cassundéhttps://www.portaltemponovo.com.br
O publicitário e consultor político, Ronaldo Cassundé é autor da coluna 'Falação!'.

Ronaldo Cassundé
Autor: Ronaldo Cassundé

Coluna Falação!

Bruno Lamas, Amaro Neto ou Alexandre Xambinho: Quem é o Candidato do Governador Renato Casagrande à Prefeitura da Serra?

Já virou rotina! Todos os dias alguém me pergunta: “E aí, quem será o candidato do prefeito?”

Costumo responder: “depende, quem é o candidato do governador?”

O Palácio Anchieta sempre exerceu grande influência nas disputadas eleitorais dos municípios. Particularmente, na Grande Vitória. Não havendo o menor motivo para se acreditar que será diferente em 2020.

A lógica é a mesma que no passado ficou conhecida como “geopolítica das candidaturas”. Na prática, trata-se de lotear o poder entre as forças políticas mais expressivas dispostas a participarem do acordo.

O jogo é ditado por representantes dos seguintes polos de poder: Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras da Grande Vitória e Governo Federal.

Minha primeira opção é observar o tabuleiro da capital. Por lá, o falatório é de que a aliança entre o governador Renato Casagrande e o prefeito Luciano Rezende continua intacta.

Isso significa que a máquina governista tende a jogar peso na candidatura do deputado Fabrício Gandini (Cidadania/Antigo PPS) na disputa pela Prefeitura de Vitória. Essa aliança já cristalizada na capital joga luz sobre possíveis cenários da sucessão serrana:

(1) Ao abrir mão de disputar a eleição de Vitória com alguém do PSB, a tendência é que o governador invista em nomes do seu partido noutros municípios importantes. Na Serra, em tese, o deputado estadual Bruno Lamas é o mais beneficiado.

(2) O governador pode dobrar as apostas em Vitória, garantindo vantagens extras para o seu candidato (Gandini). Uma jogada de alto impacto é convencer o deputado federal Amaro Neto a ser candidato na Serra.

Isso deixaria o campo da oposição na capital liberado para a candidatura a prefeito do ex-deputado federal Carlos Manato, com a chancela do Governo Federal.

Na Serra, há quem vislumbre uma chapa encabeçada pelo apresentador de TV, com apoio dos principais medalhões do município: Vidigal e Audifax. Seria uma trégua, na qual um abriria mão de concorrer e o outro de jogar o peso da máquina num sucessor “puro sangue”. Ambos participariam da composição de um eventual Governo Amaro.

(3) Mediante entendimento com o deputado estadual Erick Musso (Republicanos/antigo PRB), Presidente da Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande pode apoiar a candidatura do deputado estadual Alexandre Xambinho para Prefeito da Serra. Enquanto o deputado estadual Bruno Lamas seria contemplado na sucessão da mesa diretora da Assembleia Legislativa

O prefeito Audifax dificilmente soltará a mão do deputado Alexandre Xambinho, seu discípulo mais bem sucedido, caso a candidatura a Prefeito do jovem parlamentar serrano tenha a benção do governador!

Burburinho

– O prefeito Audifax demonstra não ter pressa para definir seu candidato a prefeito. Por enquanto, ele continua estimulando o surgimento de pré-candidaturas com pouco entusiasmo, que entram no jogo como “balões de ensaio”.

– Sobre a sucessão municipal, o veterano ex-vereador Luiz Pimentel, presidente municipal do Cidadania, tem uma convicção: o Partido não fechará com candidato de oposição ao Governo Casagrande.

– Atual dirigente do Republicanos, Flávio Serri demostrou força política na Internet após ser absolvido em processo judicial. Seu vídeo de agradecimento pela solidariedade dos amigos obteve uma enxurrada de curtidas e declarações de apoio.

Comentários

Ronaldo Cassundéhttps://www.portaltemponovo.com.br
O publicitário e consultor político, Ronaldo Cassundé é autor da coluna 'Falação!'.

Mais notícias

Na véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra | Veja os horários

Neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais, todo o comércio pode funcionar normalmente na Serra e em toda a Grande Vitória. No município,...

Alternativo comemora Dia dos Pais e do Estudante com ação em sistema drive-thru no sábado

Neste sábado (8) – véspera de Dia dos Pais – a Rede Alternativo de Ensino vai fazer a ação Drive-Thru da Família na Escola,...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!