27.1 C
Serra
terça-feira, 31 de março de 2020

PT da Serra diz que se Lula for solto partido ganha fôlego para eleger prefeito no município

Leia também

Mais um paciente está curado do coronavírus no ES, diz governo

Dos 85 casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, 13 pacientes já estão curados da doença. A afirmação é...

Moradora de Valparaíso preocupada com aglomeração de pessoas em feira orgânica do bairro

Uma moradora de Valparaíso que não quis se identificar está preocupada com o número de pessoas que se aglomeram...

Supergasbras diz que não vai haver desabastecimento de gás no ES

    Um vídeo tem circulado em redes sociais e grupos de whatsapp desde a noite da última segunda (30). No...
Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Gilmar Carlos é ex-vereador da Serra. Foto: Divulgação

Após a votação do Supremo Tribunal Federal (STF), que derruba a possibilidade de prisão em segunda instância, militantes do PT em todo o país ganharam fôlego para voltar as ruas e sonhar com a recondução da sua liderança maior, Luiz Inacio Lula da Silva, à vida pública.

E na Serra, município com forte militância petista, a possibilidade de pavimentar uma candidatura majoritária da legenda volta ao debate e é defendida por lideranças históricas.

É o caso do ex-vereador Gilmar Carlos, que comemora a decisão STF. “Não pode ser comemorado somente por nos petistas, mas sim por todos e todas que defendem a democracia e a justiça”, pontuou.

Perguntado sobre o impacto da decisão nas eleições municipais 2020, disse que “sem duvida com liberdade de Lula o PT vem pra rua com mais motivação e isso poderá refletir sim junto à militância”, explicou.

Outro militante histórico, Cleber Lanes disse acreditar que vai acontecer uma crescente mudança na correlação de forças na política nacional “Com tendência a influenciar nos processos municipais em todo o Brasil. Aqui na Serra não será diferente. É uma hipótese real. A depender, é claro, do tabuleiro político estadual. Mas que isso anima a militância e a unifica, não tenho dúvida nenhuma”, afirmou.

O presidente municipal do PT, Miguel Junior, disse que a liberdade de Lula dá fôlego para discutir a eleição de 2020 com mais tranquilidade. Mas lembrou que a decisão do STF não garante a liberdade do petista.

“Nós discutimos o processo que resultou na prisão, um processo equivocado e viciado, que tinha como objetivo terá-lo da disputa eleitoral. Mas com o Lula solto dá fôlego para o Partido dos Trabalhadores no Brasil inteiro ir para as ruas contra o desmonte que esse governo está fazendo”.

E acrescentou, referindo-se às eleições 2020. “As conversas continuam sendo feitas. Com a soltura dele a situação para o PT é boa. O PT tem prioridades nas capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. E a Serra está nestas condições; é claro que a polarização irá acontecer no município; mas o PR está discutindo hoje candidatura própria, uma terceira via para a cidade.

O vereador da Serra, Aecio Leite, foi procurado pela reportagem, mas não retornou e nem respondeu aos questionamos.

A decisão

O julgamento durou quatro dias e, por seis votos a cinco, ministros do STF derrubaram a possibilidade de prisão em segunda instância. O entendimento da Corte é de que o condenado tem direito a aguardar em liberdade o julgamento de todos os recursos. Com isso, o ex-presidente Lula poderá ser solo.

 

Comentários

Mais notícias

Moradora de Valparaíso preocupada com aglomeração de pessoas em feira orgânica do bairro

Uma moradora de Valparaíso que não quis se identificar está preocupada com o número de pessoas que se aglomeram nas feiras livres, em especial,...

Supergasbras diz que não vai haver desabastecimento de gás no ES

    Um vídeo tem circulado em redes sociais e grupos de whatsapp desde a noite da última segunda (30). No vídeo, o motorista de caminhão...

Serra deve receber hospital de campanha para pacientes com Covid-19

Com previsão para entrega em 15 dias, a Serra pode ter o seu hospital de campanha, para atendimento às suspeitas e aos infectados com...

PDT nega aproximação com Rodrigo Caldeira

Lideranças do Partido Democrático Trabalhista (PDT) reagiram a matéria publicada no Tempo Novo, nesta segunda-feira (29), dando conta de que o presidente da Câmara...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem