27.3 C
Serra
terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PT da Serra diz que se Lula for solto partido ganha fôlego para eleger prefeito no município

Leia também

Músico grava CD gospel e faz shows para ajudar esposa com doença degenerativa

Dias 7 e 8 de fevereiro vai ter Verão com Jesus Serra, em Jacaraípe e uma das atrações será...

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira...
Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Gilmar Carlos é ex-vereador da Serra. Foto: Divulgação

Após a votação do Supremo Tribunal Federal (STF), que derruba a possibilidade de prisão em segunda instância, militantes do PT em todo o país ganharam fôlego para voltar as ruas e sonhar com a recondução da sua liderança maior, Luiz Inacio Lula da Silva, à vida pública.

E na Serra, município com forte militância petista, a possibilidade de pavimentar uma candidatura majoritária da legenda volta ao debate e é defendida por lideranças históricas.

É o caso do ex-vereador Gilmar Carlos, que comemora a decisão STF. “Não pode ser comemorado somente por nos petistas, mas sim por todos e todas que defendem a democracia e a justiça”, pontuou.

Perguntado sobre o impacto da decisão nas eleições municipais 2020, disse que “sem duvida com liberdade de Lula o PT vem pra rua com mais motivação e isso poderá refletir sim junto à militância”, explicou.

Outro militante histórico, Cleber Lanes disse acreditar que vai acontecer uma crescente mudança na correlação de forças na política nacional “Com tendência a influenciar nos processos municipais em todo o Brasil. Aqui na Serra não será diferente. É uma hipótese real. A depender, é claro, do tabuleiro político estadual. Mas que isso anima a militância e a unifica, não tenho dúvida nenhuma”, afirmou.

O presidente municipal do PT, Miguel Junior, disse que a liberdade de Lula dá fôlego para discutir a eleição de 2020 com mais tranquilidade. Mas lembrou que a decisão do STF não garante a liberdade do petista.

“Nós discutimos o processo que resultou na prisão, um processo equivocado e viciado, que tinha como objetivo terá-lo da disputa eleitoral. Mas com o Lula solto dá fôlego para o Partido dos Trabalhadores no Brasil inteiro ir para as ruas contra o desmonte que esse governo está fazendo”.

E acrescentou, referindo-se às eleições 2020. “As conversas continuam sendo feitas. Com a soltura dele a situação para o PT é boa. O PT tem prioridades nas capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. E a Serra está nestas condições; é claro que a polarização irá acontecer no município; mas o PR está discutindo hoje candidatura própria, uma terceira via para a cidade.

O vereador da Serra, Aecio Leite, foi procurado pela reportagem, mas não retornou e nem respondeu aos questionamos.

A decisão

O julgamento durou quatro dias e, por seis votos a cinco, ministros do STF derrubaram a possibilidade de prisão em segunda instância. O entendimento da Corte é de que o condenado tem direito a aguardar em liberdade o julgamento de todos os recursos. Com isso, o ex-presidente Lula poderá ser solo.

 

Comentários

Mais notícias

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na Serra. Destas chances, 155 são...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira fase do Campeonato Capixaba contra...

Erosão avança, destrói ruas e preocupa moradores em Manguinhos

A beleza de uma das principais praias da Serra, Manguinhos, está dando lugar para crateras gigantes. A causa disso tudo são as fortes ondas...

Instituto alerta para risco de mais chuva forte no ES

Pode chover forte nas cidades capixabas, incluindo a Serra, durante a tarde e noite desta terça-feira (28). O alerta é do Climatempo. De acordo...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem