Serra, 23 de Abril de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 4 de Abril de 2018 às 14:07

Projeto Tamar comemora soltura de 35 milhões de tartarugas marinhas


O Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Foto: Projeto Tamar

O Projeto Tamar – fruto da união de esforços entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar – estará em festa. O motivo é mais do que nobre: terá conquistado a marca de 35 milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O Tamar começou em 1980 e, dois anos depois, salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Tamar.

Entre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

 “Comemorar esse filhote 35 milhões não se mede em palavras. Grande é o trabalho e vencidas várias lutas. Uma das conquistas recentes, por exemplo, foi a publicação de portaria interministerial (MMA e MDIC No 74/2017) estabelecendo medidas mitigadoras para reduzir a captura incidental das tartarugas marinhas. Para que tenhamos a perpetuação das espécies e mais filhotes na natureza”, frisa o coordenador do Centro Tamar do ICMBio, João Carlos Alciati Thomé (Joca).

O evento acontecerá em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, de acordo com os costumes de cada local. Para saber mais, consulte informações em www.tamar.org.br

A tartaruga de R$  35 milhões seguirá para o mar 15 minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h30, com a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil na Bahia. .

No Centro de Visitantes do Projeto Tamar em Vitória, a abertura do evento acontece às 16h do dia 6 de abril, seguida de alimentação interativa das tartarugas marinhas. Na sequência haverá recital do poema “União”, de Maviael Mello.

Às 16h30 apresentação da música ‘TAMARAVILHOSO’, com soltura de tartaruga marinha às 17h, além de ‘Parabéns’ e bolo às 17h30. No dia 07 de abril, às 14h, será realizada oficina com material reciclável.




O que você acha ?

Você vai votar em algum político que está envolvido na Operação Lava Jato?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por