Crianças e adolescentes da Serra terão um dia inteiro de atividades musicais gratuitas neste mês de setembro. O Projeto Música para Todos chega ao município com oficinas, recreação e apresentações ao vivo voltadas principalmente ao público atendido por projetos sociais.
A programação na Serra acontece no dia 24 de setembro, no Instituto Vovô Chiquinho, em Central Carapina. As atividades serão realizadas em dois horários, às 8h e às 14h.
De acordo com apuração, durante a passagem pelo município, os participantes poderão experimentar diferentes linguagens musicais. Entre as atividades previstas estão oficinas de canto, guitarra, bateria, rap e composição.
Além disso, o projeto apresentará instrumentos, ritmos e possibilidades de criação artística. A iniciativa busca aproximar crianças e adolescentes da música de maneira prática, divertida e acessível.
Leia também
Música para Todos terá programação em Central Carapina
A edição de 2026 do Música para Todos na Serra integra uma programação que também passa por Vila Velha, Vitória e Cariacica entre os dias 19 e 26 de setembro.
Na Serra, o Instituto Vovô Chiquinho receberá as atividades no dia 24. Pela manhã, a programação começa às 8h. Depois, uma nova rodada de oficinas, recreação e música acontecerá às 14h.
Os participantes poderão conhecer diferentes formas de produzir música e terão contato com instrumentos e técnicas usadas no canto, na guitarra, na bateria e no rap.
O repertório do projeto também valoriza diferentes estilos da música brasileira. Dessa forma, ritmos como forró, baião, samba, pagode, pop-rock e congo capixaba entram nas atividades.
Além dos instrumentos populares, a programação apresenta referências de instrumentos ligados à tradição erudita, como violino e violoncelo.
Projeto quer ampliar acesso de crianças e adolescentes à música
O Música para Todos chega à segunda edição em 2026 com foco na educação musical e na ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A proposta combina aprendizado, experimentação e entretenimento. Por isso, as oficinas colocam os participantes em contato direto com diferentes formas de expressão.
Segundo o músico e gestor Felipe Azevedo, que participa da produção do projeto, a intenção é transformar esse primeiro contato em uma experiência acessível.
“A proposta é fazer da música uma ferramenta de descoberta, convivência e ampliação de horizontes. É um convite para que os jovens possam experimentar a música, conhecer novas sonoridades e, sobretudo, perceber que também podem ocupar o lugar de quem cria e faz arte”, explica.
A especialista em voz Blacy Gulfier também participa da concepção e produção do Música para Todos. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), ela atua como pesquisadora, docente, preparadora e produtora vocal.
Para Blacy, a experiência com a música também pode contribuir para a comunicação, a autonomia e a autoestima das crianças e adolescentes.
“A voz é uma das primeiras formas de expressão e de presença no mundo. Quando uma criança encontra espaço para cantar, experimentar diferentes sons e se expressar artisticamente, ela também está descobrindo possibilidades de comunicação”, destaca.
Projeto Música para Todos terá abertura com Gabi Melim
Antes de chegar à Serra, o projeto terá sua abertura oficial no sábado, dia 19 de setembro, em Vila Velha.
A cantora Gabi Melim fará uma apresentação na sede do Instituto Viva Vida, no bairro Divino Espírito Santo. O show será aberto ao público, com ingressos gratuitos e vagas limitadas.
Gabi ganhou projeção nacional como integrante do trio Melim, responsável por músicas como “Meu Abrigo”, “Ouvi Dizer” e “Gelo”. Atualmente, a cantora segue carreira solo.
Depois da abertura, o Música para Todos continuará sua programação pela Grande Vitória.
Confira a programação do Música para Todos
19 de setembro – Vila Velha
Instituto Viva Vida, bairro Divino Espírito Santo
8h – Lançamento oficial, show de Gabi Melim, oficinas e recreação
14h – Oficinas, recreação e apresentação musical
22 de setembro – Vitória
CAOCA, bairro Maria Ortiz
14h – Oficinas, recreação e apresentação musical
24 de setembro – Serra
Instituto Vovô Chiquinho, Central Carapina
8h – Oficinas, recreação e apresentação musical
14h – Oficinas, recreação e apresentação musical
26 de setembro – Cariacica
REAME, bairro Cruzeiro do Sul
8h – Encerramento, oficinas, recreação e apresentação musical
Música para Todos já atendeu mais de 2 mil jovens
O projeto nasceu a partir de uma iniciativa do Instituto Viva Vida para ampliar o acesso de crianças e adolescentes à cultura.
Na primeira edição, realizada em 2025, mais de 2 mil crianças e adolescentes participaram das atividades. A programação também contou com a presença de Ivan Barreto, vencedor do The Voice Brasil 2023.
Em 2026, o projeto reúne novamente instituições de diferentes municípios. Entre elas estão o Instituto Viva Vida, o CAOCA, o Instituto Vovô Chiquinho e a REAME.
Outros projetos sociais convidados também participarão das atividades ao longo da programação.
O Instituto Viva Vida completa 21 anos de atuação em 2026. Atualmente, a organização atende cerca de 3 mil crianças de forma contínua em 22 núcleos distribuídos por sete municípios do Espírito Santo.
O Música para Todos tem realização do Instituto Viva Vida por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e conta com patrocínio do Grupo Águia Branca.
Serviço – Música para Todos na Serra
Data: 24 de setembro de 2026
Horários: 8h e 14h
Local: Instituto Vovô Chiquinho
Bairro: Central Carapina, Serra
Programação: oficinas musicais, recreação e apresentação ao vivo