
Muitos estudantes voltaram nesta semana para as salas de aula, mas teve uma galera que, inclusive nas férias, manteve a disciplina e a rotina de exercícios em campo, nas quadras e no tatame. Os alunos do projeto Interação Esportes seguem firmes em mais um ano de convivência e de um aprendizado que vai muito além das técnicas que são ensinadas a eles.
Patrocinado pela ArcelorMittal e executado pela B2R Gestão e Projetos, através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, o Interação Esportes inclui mais de 300 estudantes em aulas gratuitas de futebol de campo, futsal, vôlei de praia e taekwondo, com núcleos localizados em Bicanga, Jardim Limoeiro, Novo Horizonte, Praia de Carapebus e São Diogo, na Serra, e em Jardim Camburi, Vitória.
A dona de casa e artesã Gabriela Lhara, moradora de Bicanga, é mãe do Lorenzo, de 8 anos, e percebe o quanto a participação no projeto mudou o comportamento do filho.
“O Interação Esportes tem me ajudado bastante com o Lorenzo, porque ele faz atividade física, fica mais cansado e menos agitado. Além disso, a disciplina que ele desenvolve no projeto ajuda no comportamento dele em casa”, disse.
Leia também
A operadora de caixa Elisangela Agapito é mãe dos gêmeos Ian e Davi, moradores do Setor Oceania, em Cidade Continental, e comentou sobre o reflexo do projeto no desempenho escolar dos pequenos.
“Para estar no projeto, eles precisam ter bom desempenho na escola. Então, os dois se esforçam mais com relação aos estudos”; contou.
Todos os participantes do Interação Esportes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, com psicólogas e assistentes sociais, que ficam de olho em como os alunos estão se comportando.
“Nossa equipe observa além da prática esportiva. Os professores de cada modalidade também nos acionam, quando percebem algo diferente no comportamento dos alunos, e nós conversamos com eles e com as famílias. Conseguimos notar sinais de déficit de atenção e autismo, por exemplo, e orientamos a buscar ajuda. Também monitoramos a interação dos participantes em grupo, observando sinais de agressividade, por exemplo, e temos conversas sobre a importância do respeito dentro e fora de campo. Queremos formar atletas cidadãos!“, comentou a psicóloga Ana Cristina Siqueira.
Confira a modalidade esportiva oferecida em cada bairro pelo projeto Interação Esportes!
1 – Jardim Camburi: futebol de campo
2 – Jardim Limoeiro: futsal
3 – Novo Horizonte: futsal
4 – Parque Caminho do Mar, em Bicanga, para atender moradores do próprio bairro e também dos setores Oceania e Europa, em Cidade Continental: futebol de campo
5 – Praia de Carapebus: vôlei de praia
6 – São Diogo: taekwondo

