
Representantes dos povos guarani e tupiniquim estarão na Escola Estadual Germano André Lube, em Jacaraípe, na Serra, na próxima quinta-feira (29), como parte da culminância do projeto “Povos Indígenas do Espírito Santo: Cultura, Território e Equidade”. A programação inclui uma roda de conversa com as palestrantes Ana Paula Moura Careta, da Educação Indígena do Governo do Estado, e Géssica Gonçalves Martins, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ambas com atuação em educação indígena.
O encontro na escola terá ainda apresentação do Coral Guarani, exposições culturais e apresentações de música, dança e artesanato feitas pelos próprios povos originários. O evento marca o ponto alto do projeto interdisciplinar, que ao longo do segundo trimestre envolveu cerca de 500 alunos do 6º e 7º ano em atividades práticas e teóricas ligadas às áreas de História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.

Durante as atividades, os estudantes participaram da construção de um mapa tridimensional do Espírito Santo, representando os territórios indígenas, os elementos geográficos e culturais, além de confeccionarem cartas de homenagem aos visitantes indígenas. Os conteúdos foram trabalhados em sala com foco na valorização dos saberes tradicionais, da territorialidade e da diversidade étnico-cultural.
O professor Mauricelli, da área de Educação Física, destaca a importância da experiência: “Mais do que um conteúdo escolar, é uma vivência que liga os alunos à realidade histórica e cultural do lugar onde vivem”.
Estão envolvidos no projeto os professores de Geografia: Beatriz Xavier, Louriene Gonçalves, Ronyelle Oliveira; História: Bruno César, Miqueline Ferreira; Artes: Bruno Moraes e Língua Portuguesa: Adriana Fardin e Leticia Oliveira e Emanuella Del Piero.
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A culminância contará ainda com lanche especial para os visitantes e registro audiovisual. A proposta é transformar o conteúdo escolar em experiência viva de aprendizado e identidade, com foco na igualdade racial, valorização da história local e respeito às culturas originárias.
O projeto também promove integração entre os componentes curriculares e estimula o protagonismo dos estudantes, por meio da escrita, do trabalho coletivo e da produção artística. Toda a organização do evento está sendo feita em parceria com professores, coordenação pedagógica e equipe técnica da escola, que também está mobilizando a estrutura necessária para recepção dos convidados.