Mulheres cis, trans e pessoas não binárias a partir de 18 anos já podem se inscrever em novas turmas gratuitas de defesa pessoal na Serra e em Vitória. As vagas fazem parte do Projeto Força Feminina, que une esporte, acolhimento e rodas de conversa sobre direitos, cidadania e enfrentamento à violência de gênero.
Na Serra, as aulas acontecerão aos sábados, no Clube AEST, das 9h às 11h30. Em Vitória, as atividades serão realizadas no Centro, também aos sábados, das 14h às 16h30.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo de forma online clicando aqui. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, conforme os critérios definidos pela organização.
O projeto dará prioridade a mulheres indígenas, negras, LBT+, pessoas com deficiência (PCD) e mães solo.
Leia também
Aulas de defesa pessoal na Serra e em Vitória
O Projeto Força Feminina oferece aulas de defesa pessoal com a mestra de Taekwondo Manuela Feliz, uma das principais referências da modalidade no Espírito Santo. Além das técnicas de proteção, as participantes também vão participar de rodas de conversa sobre violência de gênero, mercado de trabalho, cidadania e direitos das mulheres.
A iniciativa busca fortalecer a autonomia, a segurança e a autoestima das participantes. O projeto também cria espaços de acolhimento, troca de experiências e formação de redes de apoio.
Quem pode participar?
Podem se inscrever mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias com 18 anos ou mais.
As turmas atendem moradoras da Grande Vitória e serão realizadas na Serra e em Vitória. No entanto, como as vagas são limitadas, as interessadas devem fazer a inscrição o quanto antes.
Projeto usa esporte contra a violência
A Associação de Taekwondo da Grande Vitória (ATKDGV) realiza o Força Feminina com patrocínio da ArcelorMittal Unidade Tubarão.
Segundo a organização, o projeto usa o esporte como ferramenta de transformação social e prevenção à violência contra a mulher. A proposta vai além do aprendizado físico, já que também trabalha confiança, autonomia e fortalecimento coletivo.
Quem é Manuela Feliz?
As aulas serão ministradas por Manuela Feliz, mestra de Taekwondo com mais de 40 anos de trajetória no esporte.
Em 2026, Manuela se tornou a primeira capixaba convocada para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira de Taekwondo, durante os Jogos Sul-Americanos Júnior, no Panamá. Ela também recebeu o título de melhor técnica do Super Campeonato Brasileiro de 2025 pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
Projeto Força Feminina – novas turmas 2026
- Atividade: aulas gratuitas de defesa pessoal e rodas de conversa
- Público: mulheres cis, trans e pessoas não binárias a partir de 18 anos
- Serra: Clube AEST, aos sábados, das 9h às 11h30
- Vitória: Centro, aos sábados, das 14h às 16h30
- Inscrições: clique aqui
- Realização: Associação de Taekwondo da Grande Vitória (ATKDGV)
- Patrocínio: ArcelorMittal Unidade Tubarão