30.6 C
Serra
terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Professor da Serra transforma ameaça em acolhimento e ganha homenagem

Leia também

Banda Volave vai dar o tom do ano novo no Espaço Marbella com bebida e comida liberadas

    A banda Volave, de Chácara Parreiral voltou com força total para o cenário musical neste final de ano. O projeto...

Crianças colocam fogo em decoração de Natal do Parque da Cidade

Um ato de vandalismo chamou atenção de quem passava pelo Parque da Cidade na manhã desta terça-feira (10). Trata-se...

Depressão: Cães e gatos também sofrem com a doença

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, são quase 12 milhões de brasileiros sofrendo com a...

Nourival em meio aos alunos da escola Maria Penedo, em Valparaíso. Foto: Reprodução Facebook

O ano é 2007. O professor Nourival Cardozo Júnior da Escola Estadual Maria Penedo, em Valparaíso, foi ameaçado por um aluno que já o hostilizava há tempos. Dias depois, esse mesmo estudante foi baleado e Nourival decidiu ir visitá-lo no hospital. Ocasião em que o adolescente abriu o coração e relatou seus dramas para o professor, que a partir dessa experiência, nunca mais foi o mesmo.

A situação inspirou Nourival a criar o projeto Oficina do Afeto. Trata-se de uma iniciativa de ajudar alunos ouvindo suas histórias para auxiliar no suporte emocional a eles.  Esse e outros ensinamentos do professor, que é da área de Geografia, lhe renderam um grande abraço coletivo na última segunda-feira (08) na Escola Maria Penedo. Participaram cerca de 600 estudantes, professores, equipe pedagógica e demais funcionários.

O professor, após 34 anos de magistério – 14 deles na Maria Penedo – está se aposentando. “Organizamos essa justa homenagem para um profissional tão querido e dedicado aos alunos. Ele é uma grande referência para nós. Tanto que vieram até colegas já se aposentados e outros que não estão mais na escola”, frisa a pedagoga Graziela Sarcinelli Brum Saraiva.

Aluno do 9º ano e morador de Novo Porto Canoa, Matheus Silva Santana, disse que entrou na Maria Penedo só em 2019, mesmo assim esses poucos meses de aula com Nourival foram marcantes. “Todos tem um carinho muito grande por ele ter feito tantas coisas boas nos anos que passou na escola. Alunos de todas as turmas se enfileiraram  desde a primeira sala até a quadra. Todos eles colocaram um bigodinho de EVA para lembrar o bigode do professor, sempre muito engraçado. Foi uma homenagem linda, Nourival foi aplaudido por todo o trajeto e se emocionou”, descreve.

Pelas redes sociais, outros alunos e ex-alunos de Nourival se manifestaram. “Sempre agradeço por ter sido sua aluna. Um ótimo professor e uma grande pessoa!!!”, escreveu Fernanda Brune.

“Não tem palavras pra descrever o amor que eu tenho por esse ‘Paifessor’ “, declarou Alessandro Souza.

As ideias de Nourival que inspiraram a Oficina do Afeto foram retratadas num pequeno documentário de 15 minutos, publicado na página da escola Maria Penedo ano passado, que pode ser visto clicando aqui.

 
Comentários

Mais notícias

Crianças colocam fogo em decoração de Natal do Parque da Cidade

Um ato de vandalismo chamou atenção de quem passava pelo Parque da Cidade na manhã desta terça-feira (10). Trata-se de um Papai Noel de...

Depressão: Cães e gatos também sofrem com a doença

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, são quase 12 milhões de brasileiros sofrendo com a doença. Porém, quem pensa que...

Léo Dagaz, banda Pura Viva e outras atrações na agenda do Enseada Beach Club no sábado

Neste fim de semana começa a programação Enseada Beach Club – um novo conceito que promete animar e movimentar as tardes do verão de...

Deputados são contra aumento no Fundo Eleitoral, mas usaram dinheiro para campanha -veja valores

Em 2020 partidos políticos podem ter R$ 3.8 bilhões para gastar nas campanhas eleitorais. Isso porque, foi aprovado na Comissão Mista um relatório que...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!