PRF apreende mais de 3 milhões de cigarros contrabandeados em carga de laranjas na Serra

Compartilhe:
cigarros contrabandeados
cigarros contrabandeados
Os maços de cigarros contrabandeados são de origem paraguaia e tinham como destino a Grande Vitória. Crédito: PRF

Uma carga de 3.340 milhões cigarros contrabandeados foram apreendidos escondidos em meio a caixas de laranja dentro de um caminhão baú na Serra. A apreensão aconteceu na noite da terça-feira (25) por volta das 22h30.

O flagrante foi feito pela Polícia Rodoviária Federal, no Km 255 da BR-101, próximo a Serra Sede. De acordo com a PRF, o caminhão VW/13.180 CNM, placas KLC-5D10, de Santa Luzia/MG, foi abordado e o condutor, um homem de 37 anos, informou estar transportando Laranja Pera Rio, apresentando nota fiscal do produto. O veículo tinha como destino a Grande Vitória.

Ao analisar a nota fiscal, a polícia identificou uma divergência na rota, já que a origem seria Belo Horizonte/MG e o local de entrega seria no município de Manhuaçu/MG, o que indicava que o condutor teria feito um percurso muito mais longo que o usual, o que levantou suspeitas.

+ Covid | Serra libera vacina bivalente para maiores de 18 anos a partir desta quarta

Ao ser questionado, o condutor acabou confessando que estava transportando cigarros ilegais do Paraguai juntamente com a carga de laranjas, sem nenhum documento fiscal. O caminhão foi revistado e 167 caixas de cigarros foram encontradas, totalizando 3.340 mil cigarros.

O condutor informou que receberia R$ 2 mil para transportar a carga de Belo Horizonte até a Grande Vitória, onde receberia instruções sobre o destino final da carga contrabandeada. Durante as buscas, foi encontrado no painel do caminhão uma cartela contendo doze comprimidos do medicamento Nobésio Extra Forte, conhecido como “Rebite”, substância cujo uso é proibido pela Anvisa.

O condutor foi preso em flagrante por incorrer em crime previsto no artigo Art. 334-A – “Importar ou exportar mercadoria proibida.” e o caminhão, juntamente com a mercadoria, foi conduzido até a Sede da Polícia Federal de Vila Velha/ES para os demais procedimentos legais cabíveis. O caminhão apreendido foi conduzido até a delegacia pelo serviço de guincho credenciado.

A Polícia Federal continua investigando o caso para identificar outros envolvidos na operação de cigarro contrabandeado.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também