Presidente da Câmara critica Audifax e quer mais poder para alterar Plano Diretor

Compartilhe:
Foto: Gabriel Almeida
O vereador Rodrigo Caldeira está em seu segundo mandato consecutivo na presidência da Câmara. Foto: Gabriel Almeida

O presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira (PRTB) quer que o legislativo municipal tenha mais poder de interferir junto a Prefeitura da Serra no quesito de uso e ocupação do solo. Na prática, Caldeira quer derrubar um decreto assinado pelo ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) do qual flexibilizava algumas mudanças de zoneamento sem passar na Casa de Leis.

O Projeto de Decreto Legislativo de Caldeira quer sustar os efeitos do Decreto 4885 de 29 de maio de 2020, que determina o encaminhamento à Comissão Municipal de Avaliação de Impacto de Vizinhança (CMAIV) nos casos em que a Secretaria Municipal indicar a descaracterização de zona de proteção ambiental e a aplicação do artigo 97 da Lei Municipal n3.320/2012.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Em sua justificativa, Rodrigo, disse que “o anterior chefe do Executivo publicou no dia 29 de maio de 2020 uma clara tentativa de burlar a competência deste Legislativo para alterar aspectos do Plano Diretor Municipal, haja vista que, nos termos do artigo 97 da lei 3820, compete a Secretaria de Meio Ambiente somente analisar a possibilidade de sua ocupação em consonância com a legislação”.

Objetivamente para qualquer mudança simples de zoneamento e de ocupação de solo na Serra será necessário passar obrigatoriamente pela Câmara, o que pode gerar mais burocracia e mais demora em pequenas mudanças necessárias

O vereador que está em seu segundo mandato consecutivo na presidência da Câmara, disse que não compete a Secretaria encaminhar esta decisão à Comissão de Avaliação de Impacto Municipal para ajuste de zoneamento. “Mas analisar, emitir parecer técnico e, se for o caso, propor Projeto de Lei para eventual necessidade de ajuste da Legislação”.

Rodrigo, considera o decreto do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) incoerente, inconstitucional e especialmente ilegal. “Haja vista que afronta de forma veemente a Constituição Federal”.

O projeto está no expediente do dia de hoje (8) da Casa e apto a ser votado nas próximas sessões.

O TEMPO NOVO procurou o ex-prefeito Audifax Barcelos para falar sobre o assunto e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Confira o projeto:

65803-PDL12021-202102081531331319

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também