21.1 C
Serra
sábado, 11 de julho de 2020

Prefeitura promete voltar com lei de incentivo a cultura até o final do ano

Leia também

Serra ultrapassa 9 mil casos confirmados e já possui 358 mortes causadas pela Covid-19

Seguindo na vice-liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de...

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A lei de incentivo a cultura da Serra leva o nome de um dos protagonistas da Insurreição do Queimado: Chico Prego. Foto: Arquivo TN

A Lei Chico Prego de Incentivo à Cultura da Serra continua travada. Desde 2016, a Prefeitura da Serra não lança edital para artistas se inscreverem. Para a reportagem do TEMPO NOVO, o Município disse que a previsão é de que um novo edital da Lei seja lançado até o fim deste ano, e nos mesmos moldes de quando foi lançada: troca de bônus por via de incentivo fiscal.

Desde a criação da Lei, em 1999, pelo menos 512 projetos foram realizados, totalizando um investimento de R$ 6.533.691,59.

A lei parou em 2016, quando houve a tentativa de mudança de incentivo fiscal para incentivo financeiro. Ou seja, na modalidade fiscal, os artistas recebem bônus (certificados) e têm que correr atrás de empresas que peguem esses bônus em troca de incentivo fiscal (abatimento de impostos). Em 2016, uma mudança da lei foi aprovada na Câmara da Serra e sancionada pelo Executivo. Neste caso, os artistas passariam a receber os valores referentes ao seu projeto aprovado diretamente da Prefeitura. Só que desde ocorrida a mudança, o benefício cultural está parado e os artistas que foram contemplados naquele ano não viram a cor do dinheiro.

A reportagem conversou com o secretário de Cultura da Serra, Alessandre Motta. Ele confirmou que a Lei Chico Prego poderá ter o edital publicado até o final deste ano e que será como no início: de incentivo fiscal. “A Prefeitura entrou com uma ação derrubando as prerrogativas da Câmara na época e a lei continua com as mesmas regras de anteriormente, como a troca de bônus”, explica.

Sobre os contemplados em 2016, que até o momento não receberam seus respectivos valores, o secretário disse que a Prefeitura está analisando para ver se será mantido os valores da época. “É claro que precisamos do parecer jurídico; tendo isso, vamos dar o próximo andamento administrativo. Enquanto isso, nós estamos aguardando que a Procuradoria se manifeste”.

Do Conselho de Cultura, Rogerio de Morais Martins, reitera que a lei é de extrema importância para os artistas do município, pois fomenta as produções e circula os produtos culturais na cidade, levando entretenimento, lazer e diversão seja nas ruas, escolas, centros culturais. “As pessoas conhecem nossos artistas via a Chico Prego. A volta da lei vai aquecer o mercado cultural, que hoje infelizmente não está acontecendo”, diz o conselheiro titular das Artes Cênicas e diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos em  Espetáculos e Diversões do ES.

No entanto, Rogério se diz preocupado com a volta da lei para incentivo fiscal. “Muitas empresas pelo fato de não conhecer a Chico Prego deixam de apoiar os artistas. Renúncia fiscal não é uma boa opção. Pois o incentivo será dado, mas o artista não vai conseguir trocar. Essa sempre foi a dificuldade e poucas prefeituras tem usado esse modelo de renúncia fiscal. Seria melhor se o valor viesse direto da Prefeitura da Serra”.

Comentários

Mais notícias

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para todos os moradores da Serra. ...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de cães de raça, localizada no...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!