Polícia resgata macaco e aves ameaçados de extinção no interior do ES

Compartilhe:
O macaco foi recolhido em Venda Nova do Imigrante. Divulgação Polícia Ambiental
O macaco foi recolhido em Venda Nova do Imigrante. Divulgação Polícia Ambiental

Um macaco da espécie sauá e diversas aves ameaçadas de extinção foram recolhidos no interior do Estado nesta segunda-feira (12). Os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais.

Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) averiguou denúncias sobre a criação de pássaros silvestres de forma ilegal em Domingos Martins. Nas residências fiscalizadas foram recolhidos dois papagaios da espécie chauá e um catatau, aves que estão na lista de ameaçados de extinção, além de quatro trinca ferros, três coleiros, gaiolas e armadilhas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Em outra propriedade, só que em Venda Nova do Imigrante foi recolhido um macaco da espécie sauá, que também corre risco de extinção. Os animais foram encaminhados à Sede do Parque Estadual Pedra Azul onde serão avaliados e reintroduzidos no habitat natural.

Por se tratar de crime ambiental manter animal silvestre em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais, o infrator deverá comparecer a justiça para prestar esclarecimentos. A pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal, no caso de espécie em vias de extinção o valor chega a R$ 5.000,00.

Confira mais fotos:

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também