Polícia divulga marcas de papel higiênico investigadas por fraude, uma delas é na Serra

Compartilhe:
papel higiênico
papel higiênico
A denúncia inicial sobre a venda irregular de papel higiênico foi apresentada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, cujo presidente é o deputado Vandinho Leite. Crédito: Divulgação

A Polícia Civil divulgou na quarta-feira (18), mais cinco marcas de papel higiênico acusadas de comercializar o produto em quantidades inferiores às declaradas na embalagem ou com falta de informações nos rótulos.

Na primeira fase das investigações, a empresa Virgempel teve produtos apreendidos e analisados. Agora, na segunda fase também, outras cinco marcas foram apreendidas durante a fiscalização: Cristal Paper, Qualilux, Eco Fit, Papéis Hpel e a Benn, esta última fica localizada na Serra.

A ação foi realizada em oito comércios localizados em Vila Velha, Vitória e Serra. De acordo com informações, após a divulgação da primeira empresa, outras marcas foram denunciadas.

A denúncia inicial sobre a suposta venda irregular dos produtos foi apresentada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O presidente dessa comissão, o deputado Vandinho Leite, que visitou a Virgempel e compartilhou vídeos que mostravam algumas das máquinas usadas pela empresa e produtos já embalados.

De acordo com Vandinho, a disparidade na quantidade de papel higiênico indicada nas embalagens é gigantesca. “Uma embalagem que deveria ter 300 metros, conforme indicado, tinha apenas 180 metros. Quase 50% a menos que do que é anunciado pelas marcas”, observou o presidente da comissão.

A operação conjunta da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) revelou que todas as amostras de papel higiênico apresentaram desvio de padronização na largura, conforme estabelecido pelo Inmetro.

Enquanto isso, as amostras de papel toalha das marcas Benn e Papéis Hpel exibiram comprimento e largura abaixo das especificações indicadas nos rótulos.

Além disso, nas demais marcas, foi identificado erro nos rótulos por não conterem as informações de quantidade exigidas pelo Inmetro.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também