28.7 C
Serra
sábado, 22 janeiro - 2022
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Perfeição da natureza! Tartaruga cabeçuda desova na praia de Jacaraípe | Veja vídeo

Leia também

Serra terá dois novos pontos de testagem de Covid-19 | Confira

Diante do crescente número de casos positivos de Covid-19 registrados nos últimos dias, a procura por testes aumentou e...

Avanço explosivo da Ômicron adoece 1.550 pessoas na Serra em 24h

A circulação da variante Ômicron em território capixaba tem causado um aumento explosivo de novos casos da Covid-19 na...

Serra volta para risco moderado e pode sofrer restrições devido ao avanço da Covid-19

Devido ao aumento de casos de coronavírus e mortes causadas por complicações da Covid-19, a Serra voltou a ser...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

 

A natureza é perfeita. Na noite da última sexta-feira (26) uma tartaruga da espécie Caretta Caretta encantou quem passou pela orla de Jacaraípe.

A tartaruga desovou seus ovos que em breve virarão pequenas tartaruguinhas.

A Caretta Caretta, chamou a atenção pelo tamanho 1.00 x 0.95 metro de carapaça.

As informações são do ativista ambiental, Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff).

“O animal não estava anilhado, aparentemente saudável, a desova foi finalizada por completo e será monitorada pela equipe do CTA”, contou Claudiney.

O ativista detalhou que esta é a época em que as tartarugas procuram as areias das praias para realizar o fenômeno da desova.

“Estamos na temporada de desova, de setembro a março acontecem as desovas e os nascimentos”.

A tartaruga põe cerca de 130 ovos por desova. “Em torno de 90% nascem. Porém, a cada mil filhotes que nascem, um ou dois chegam a fase adulta. Se não houvesse interferência do homem, elas não estariam ameaçadas de extinção, porque o maior predador dela hoje é o tubarão. Mas a maior causa da mortandade de tartaruga hoje é ocasionada pelo homem”.

Claudiney ainda disse que a maior causa de morte é por conta de ingestão de plástico. “Lixo é o maior problema. 30% das necrópsias feitas mostram que as tartarugas haviam ingerido plástico. Porém 100% das que foram feitos necrópsia foi encontrado lixo no trato digestivo. Elas confudem lixo com sua alimentação”.

E alertou: “essa é a temporada de desova. Então se a população encontrar uma tartaruga subindo para desovar, somente observe, mantenha distância. E se for fotografar jamais use o flash, pois ela pode abortar a desova e ir embora”.

A tartaruga Caretta caretta é conhecida popularmente como cabeçuda e os filhotes devem nascer daqui cerca de 60 a 70 dias após a postura”.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!