28.4 C
Serra
quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Para retirar carcaça de baleia encalhada em Manguinhos será necessário uso de equipamentos pesados

Leia também

Bairro da região rural da Serra é o único do município com um caso de Covid-19

A Serra tem 19.386 casos confirmados da Covid-19 até a tarde desta quarta (28) e 538 óbitos em decorrência...

Jornal Tempo Novo vai divulgar pesquisa ENQUET para prefeito da Serra

Na manhã dessa quinta-feira (29), o jornal TEMPO NOVO, em parceira com a Enquet, publicará pesquisa de intenção de...

Acidente entre carros e carreta mata um e deixa feridos no ‘Trevo da Morte’ na Serra

A tarde desta quarta-feira (28) foi marcada por um acidente fatal na BR-101, próximo a entrada de Cidade de...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A carcaça da baleia está atraindo muitos curiosos a praia de Manguinhos. Foto: Divulgação leitor

A carcaça da baleia jubarte que está ancorada na praia de Manguinhos vai precisar de uma operação pesada para retirá-la das areias do balneário. O mamífero apareceu ontem (7) já morto e segundo especialistas é um macho quase adulto.

Ainda não se sabe as causas da morte. O TEMPO NOVO acionou o Instituto Orca que confirmou que trata-se de um encalhe de uma baleia jubarte e que enviou equipes ao local para avaliar a situação.

“É um macho, aparenta ser um animal quase adulto, o local que ela encalhou é complicado para fazer abordagem desta carcaça. O acesso acaba se tornando perigoso para a equipe porque ela esta ao sabor das ondas”, disse Lupercio Barbosa, do Instituto Orca.

O ambientalista disse que por se tratar de um animal com mais de 25 toneladas será necessário ter apoio da Prefeitura da Serra por ser essencial o uso de equipamentos pesados.

“A gente orienta e dá a assessoria, mas depende de equipamento especial, tratores especiais, com tração adequada, com cabos adequados e pessoas especializadas para trabalhar”, destaca Lupercio.

A Prefeitura da Serra foi procurada e disse que assim que o CTA – Serviços em Meio Ambiente concluir os trabalhos de análises da carcaça e sinalizar positivamente quanto à destinação, a prefeitura vai realizar o enterro observando as condições de maré favorável.

Enquanto a carcaça não é retirada curiosos estão se arriscando para tirar foto com a baleia jubarte. O presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora, Claudiney Rocha, está no local para orientar as pessoas quanto riscos dessa prática.

A Baleia está na arrebentação das ondas bem perto da areia, num ponto raso, o que animou algumas pessoas a entrarem no mar para fazer o registro perto do corpo do animal.

“Há risco de ataque de tubarão, porque a carcaça atrai esses peixes que se alimentam dela. Tem também a possibilidade de contaminação, uma vez que a baleia começou a se decompor e tem muito óleo dela na água. E o perigo das ondas tombarem a baleia por cima da pessoa que for lá fazer a foto”, enumera Claudiney.

O ativista acrescenta que além dele, funcionários da Prefeitura da Serra e membros da Associação de Moradores de Manguinhos estão no local tentando orientar as pessoas. Mas não poderão ficar lá o tempo todo.

Outras ocasiões

Não é a primeira vez que um mamífero deste porte encalha nas praias da Serra.

Este ano, em agosto, um filhote de jubarte foi encontrado morto na região de Praia Mole, na Praia de Carapebus. O animal aparentava ter uns três metros.

Nas praias de Manguinhos e Bicanga, situação semelhante já aconteceu em anos anteriores. Em Jacaraípe também, na ocasião um filhote de jubarte apareceu morto, próximo ao restaurante Berro D’água. Em 2019, um golfinho apareceu morto na Praia de Carapebus.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Jornal Tempo Novo vai divulgar pesquisa ENQUET para prefeito da Serra

Na manhã dessa quinta-feira (29), o jornal TEMPO NOVO, em parceira com a Enquet, publicará pesquisa de intenção de voto para a prefeitura da...

Acidente entre carros e carreta mata um e deixa feridos no ‘Trevo da Morte’ na Serra

A tarde desta quarta-feira (28) foi marcada por um acidente fatal na BR-101, próximo a entrada de Cidade de Pomar, na Serra. Dois carros...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!