Outubro Rosa na Serra com ações educativas, agendamentos de preventivo e mamografia

Outubro Rosa na Serra com ações educativas, agendamentos de preventivo e mamografia
Funcionários da Unidade de Saúde de Parque Residencial Laranjeiras participaram de atividade  em alusão ao Outubro Rosa, na Biblioteca de Valparaíso, na manhã desta quinta (3). Foto: Divulgação

Outubro é o mês que é dedicado à luta contra o câncer de mama em todo o Brasil. Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 2015 a agosto de 2019 foram totalizados 1.449 óbitos por câncer de mama. Ainda com dados preliminares, em 2018 foram registrados 338 óbitos e em 2019, de janeiro a agosto, 217 mulheres morreram em decorrência da doença.

Estimativas do relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o Espírito Santo terá, para o biênio de 2018-2019, 1.130 novos casos de câncer de mama feminino.

Na Serra vai ter programação nas unidades de saúde dos bairros com exames como mamografia, preventivo e testes rápidos para detecção de doenças como sífilis e HIV, além de atividades físicas como zumba, palestras com orientações de saúde e maquiagem.

Vai ter agenda em Jardim Tropical, Serra Dourada, Jardim Carapina e Serra-Sede. Os bairros Cidade Continental, no setor América e Parque Residencial Laranjeiras também tiveram atividades no início da semana.

Em Jardim Tropical a programação vai até o dia 31, sempre das 7 às 17h com mutirão de preventivo – serão ofertados 400 exames com agendamento prévio. A unidade também está iluminada em rosa e decorada para receber os pacientes.

Em Serra Dourada neste sábado (5) e no dia 19 de outubro, das 7 às 17h, vai haver mutirão de preventivo, testes rápidos, roda de conversa e dia de beleza. Todas as quartas-feiras, até 30 de outubro, 7 às 17h, na unidade, também terá roda de conversa com a equipe de enfermagem.

Na unidade tem ainda agenda no dia 26 de outubro, das 7 às 17h, quando acontece o Sábado Saúde com mutirão para coleta de preventivo e solicitação de mamografia, testes rápidos HIV, sífilis e hepatite, distribuição de folders educativos. Nos dias 28 e 29 de outubro, testes rápidos, orientação aos pacientes e entrega de folders educativos. No dia 30, vai ter testes rápidos, mutirão de preventivo e solicitação de mamografia. Já no dia 31, a unidade vai oferecer testes rápidos, orientação sobre o exame da mama, mutirão de preventivo e solicitação de mamografia.

Em Jardim Carapina, as atividades serão realizadas na unidade de saúde, do dia 14 ao dia 18, das 7 às 17h, terá mutirão de preventivo e mamografia, palestras, café da manhã. O local será decorado em rosa para receber os pacientes.

Na Unidade Regional de Saúde de Serra-Sede, neste sábado (5) e no dia 19 tem exames preventivos, testes rápidos e roda de conversa. Sendo, que no sábado, tem uma atividade a mais que é a maquiagem para as mulheres. Nos dias 9, 16, 23 e 30 haverá roda de conversa e ainda fechamento das atividades com lanche partilhado e sorteio de brindes.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Comentários