OPINIÃO: Vandinho ‘faz gol de placa’ e mostra visão de gestor com PL que reduz conta de luz

Compartilhe:
De acordo com o deputado Vandinho Leite, a EDP comete abusos ao aplicar multas irregulares contra consumidores. Foto: Divulgação.

Este é um artigo de opinião enviado pelo morador Pedro Lima, portanto, o conteúdo não é de responsabilidade do Jornal TEMPO NOVO. Você também quer publicar textos de sua autoria? Entre em contato com a redação pelo email: contato@portaltemponovo.com.br

Perdoe-me a objetividade, mas como morador da Serra sem nenhuma ligação com partidos e/ou políticos, preciso dar nome a quem devido, respaldado pela legitimidade. Refiro-me ao recente anúncio, publicado inclusive pelo TEMPO NOVO, do projeto – que será ainda votado pelos vereadores, e que vai reduzir a conta de energia dos moradores da Serra (Entenda aqui).

Projeto este que teve como protagonista o deputado estadual, Vandinho Leite. Que vem travando uma batalha contra a EDP, empresa que presta um serviço duvido a um preço que dói no bolso de qualquer trabalhador e pai de família, como eu. Digo isso, pois o sigo em suas redes sociais e vejo diariamente os verdadeiros questionamentos contra essa ‘vilã’ da conta de luz.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Evento de apresentação do PL que reduz taxa de iluminação. Foto: Gabriel Almeida.

O projeto já tinha sido apresentado pelo deputado, por meio de um vereador de mesmo partido (PSDB), no entanto, poderia ser considerado inconstitucional. Acompanhei a tramitação pelo site da Câmara.

O deputado poderia encarar a briga e bater de frente com o prefeito, mas preferiu outro caminho, o diálogo. E foi assim, que este apresentou um estudo que apontou a taxa de iluminação da Serra, como a mais cara do Estado. E o prefeito, também meritoriamente, entendeu que a redução se faz necessário.

Refiro-me mais vigorosamente a Vandinho, pois em tese, ele não teria obrigação legal de tomar essa iniciativa, já que taxa de iluminação é um item que diz respeito a prefeito e vereadores. Isso pode refletir capacidade de gestão do nobre deputado, que teve visão técnica e articulação política.

Esperamos que não fique nisso, pois a conta de luz tem outro gargalo: ICMS. O imposto estadual é caríssimo e contribui muito para esse absurdo que é à conta da EDP. Vamos acompanhar agora os trabalhos na Câmara para que seja votado o mais breve possível, certamente nossos vereadores terão a sensibilidade de aprovar esse documento.

Autor: Pedro Lima, morador da Serra e ligado na política local.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também