Após mais de 20 anos de espera, a comunidade do Parque Residencial Tubarão, na Serra, comemora a aprovação da licitação para a reforma do campo de futebol Carecão e a construção de um centro de vivência. A licitação de um dos principais pontos de encontros do bairro foi aprovada nesta quarta-feira (1) pela Prefeitura da Serra e as obras devem começar em breve.
De acordo com Jucenil de Jesus, presidente da Associação de Moradores do bairro, a luta pela reforma do campo remonta aos anos 90, quando o local foi inaugurado, porém, nesse tempo, enfrentou muitos desafios por ainda ser uma propriedade particular.
“O campo Carecão foi inaugurado em 1994, mas enfrentou inúmeros desafios, especialmente com questões jurídicas. A área estava registrada em nome de uma propriedade particular, e a comunidade teve que entrar na justiça para garantir o direito de posse. Conseguimos ganhar esse processo e desde então a luta para transformar o campo se intensificou”, explica ao Tempo Novo.
Após conseguir garantir o uso, a comunidade partiu em busca da reforma do local e, apesar do apoio do vereador Raposão Dadalto e do ex-prefeito Sérgio Vidigal, a obra sempre esbarrou em dificuldades relacionadas à verba e à licitação. “Durante várias gestões, tentamos, mas a verba era sempre insuficiente para dar início à licitação. Era uma luta constante e, muitas vezes, sem resultados concretos”, comenta.
Leia também
A mudança ocorreu na gestão do prefeito Weverson Meirelles, quando a comunidade obteve a verba necessária para garantir que o projeto fosse licitado. “Hoje, após tantos anos de espera, tivemos a notícia de que a licitação para contratação da empresa responsável pela obra foi aprovada. Para a gente, isso é uma grande conquista. É a realização de um sonho que vem sendo aguardado há décadas”, comemora Jucenil.
Segundo o presidente, a reforma é de grande importância para a comunidade, tendo em vista que isso irá propiciar novas oportunidades de lazer para toda comunidade, como já existe com a escolinha de futebol Sharks, realizada pelo professor Cleiton Santos. “Aqui já foram realizados diversos eventos importantes, como a peneira do Porto Vitória, recentemente, que reuniu mais de 500 atletas de outros estados. Com a reforma, poderemos ampliar essas atividades e criar novas oportunidades para ainda mais moradores”, afirma.
Jucenil ainda destaca que essa conquista não seria possível sem a união e o esforço coletivo dos líderes e moradores da comunidade. “Sempre estivemos unidos nessa luta. Outros grandes líderes, como Shirley Tubarão, Antônio Carlos, Jorge Amilton, Josiel Moura, Geovane, Douglas Presidente do Santa Cruz, Galego, e o vice-presidente da associação, Eduardo Senna, também foram fundamentais para esse processo. Sem o apoio de todos, não teríamos conseguido chegar até aqui”, finaliza.

