Novo acordo do Governo com Vale e Arcelor e tem promessa de menos pó preto | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 21 de setembro de 2018 às 9:36

Novo acordo do Governo com Vale e Arcelor e tem promessa de menos pó preto


Moradora de Laranjeiras
mostra pó preto em casa. Foto: Arquivo TN

Surge mais uma nova promessa de redução do pó preto que atinge a saúde e patrimônio dos moradores da Serra e cidades vizinhas. É que deverá ser assinado nesta sexta-feira (21) o acordo entre o Governo Estadual, Ministérios Públicos Estadual e Federal com Vale e ArcelorMittal, aonde as empresas prometem reduzir a poluição.  

O acordo é chamado de Termo de Compromisso Ambiental (TCA). A assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informou que a solenidade de assinatura será no Palácio Anchieta às 9h.  Na ocasião também deverá ser entregue a Vale a renovação da licença de operação. 

Recentemente Vale e Arcelor anunciaram investimentos para adequar às suas plantas a exigência do TCA.  A Vale promete reduzir as atuais 2.730 toneladas de pó preto que diz lançar no ar da Grande Vitória para 195 toneladas até 2023.

Já a Arcelor promete reduzir as atuais 1.788 toneladas de pó preto que diz lançar atualmente no ar da Grande Vitória por ano para 1.642 toneladas ano até 2023.

O presidente da ONG Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi, critica o acordo e pede a anulação do mesmo. Para ele o Estado e o Ministério Público deveriam exercer o papel legal de fiscalizadores e não fazer novos acordos como o ocorrido em 2008, por ocasião da expansão da Vale, que não redundou em redução do pó preto na Grande Vitória.  




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por