Nove vereadores da Serra pedem CPI para investigar Cesan e Ambiental Serra

Compartilhe:
Esgoto
A lagoa Juara é a maior da Serra e sofre com poluição crônica por esgoto, o que vem causando sucessivas mortandade de peixes como esta registrada em 21 de setembro de 2016. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Na esteira da CPI da Covid-19 que está movimentando o Congresso Nacional, os vereadores da Serra também querem fazer sua própria investigação. Nesse caso, se trata de apurar possíveis irregularidades nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, prestados pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e Ambiental Serra, respectivamente.

Isso porque, um requerimento assinado por sete vereadores da Serra estabelece um prazo de cinco dias para a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI – que é similar a popularmente conhecida CPI) para apurar possíveis irregularidades nas empresas citadas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Os vereadores questionam os cortes semanais de abastecimento de água na Serra sob o argumento de manutenção da rede. Além disso, querem investigar a qualidade da água que é enviada para as residências, especialmente da região de Serra Sede que vem sofrendo com problemas crônicos de água amarelada, turva e mau cheirosa.

O requerimento 56/2021 tem também como objeto de investigação o cumprimento do contrato no segmento de saneamento celebrado entre a Cesan e a concessionária Ambiental Serra para ampliação, manutenção e operação do sistema de esgoto da cidade. O questionamento está respaldado nas inúmeras reclamações de moradores sobre a qualidade dos serviços prestados.

Os parlamentares querem comprovar a eficiência ou não do sistema de tratamento de esgoto, já que a Serra possui mais de 90% das residências ligadas a rede de esgoto, no entanto, os mananciais da Serra seguem dando sinais de poluição. Outro item é avaliar a grande quantidade de multas ambientais que a empresa vem recebendo desde que assumiu o serviço em 2015.

O prazo previsto para os trabalhos da CEI é de 120 dias. A composição será de três vereadores.

O requerimento é assinado pelos vereadores Elcimara Loureiro (PP), Igor Elson (Podemos), professor Rurdiney (PSB), Raphaela Moraes (Rede), Rodrigo Caçulo (Republicanos), William Miranda (PL), William da Elétrica (PDT), Pablo Muribeca (Patriota) e Teilton Valim (PP).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também