No Dia da Defesa da Fauna, Siriema é resgatada na região de Jacaraípe 

Compartilhe:
A Siriema foi resgatada nesta quarta. Foto: Claudiney Rocha

Um pássaro não muito comum em área urbana foi resgatado no quintal de um morador de Jacaraípe, no Bairro das Laranjeiras, nesta quarta-feira (22) – Dia de Defesa da Fauna.

A ave, Siriema (Carisma cristata) foi levada para o viveiro da sede do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), também em Jacaraípe, e na quinta-feira (23) será entregue a fiscalização do Meio Ambiente que já foi acionada.

“Aparentemente ela está bem. Mas não dá pra saber se sofreu algum trauma. Ela irá para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) onde vai ser avaliada pelos técnicos, que darão destinação correta para a ave”, informa Claudiney Rocha, do Ibraff.

Segundo Claudiney, a Siriema é uma ave que é bem encontrada no interior da Serra, em Putiri, no Alphaville e em diversos outros locais. “Mas ela está aparecendo cada vez mais na região metropolitana, nas casas, quintais. A Siriema vive em campo aberto, pastagens, mas não dentro de cidade. Então, se estas aves estão invadindo a área urbana é porque há perda de florestas, de habitat, e por isso elas migram. Um dos motivos é este”.

O ambientalista também disse que a Siriema é um controlador ambiental. “Ela come pequenos roedores e pequenas serpentes e se tornam controladoras ambientais”.

A ave vive em áreas abertas como pastagens. Foto: Claudiney Rocha

 

 

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também