23 C
Serra
terça-feira, 12 de novembro de 2019

Música vira remédio em Laranjeiras

Leia também

Frente fria passa pelo ES e traz mais chuva forte e rajadas de vento

Uma frente fria que está de passagem pelo Espírito Santo mudou o tempo. O ‘calorão’ que os capixabas estavam...

Sine abre 160 vagas de emprego na Serra

O Sine da Serra está com diversas oportunidades de emprego nesta terça-feira (29) e as chances são para profissionais...

Majeski defende candidatura de Bruno Lamas para prefeito da Serra

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) saiu em defesa do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

Geraldo e Márcia: atividades motoras e dança também  fazem parte da musicoterapia
Geraldo e Márcia: atividades motoras e dança também fazem parte da musicoterapia

Quem canta seus males espanta e um lugar onde esta velha máxima popular é, literalmente, colocada em prática é a escola de música Piano Music, em Laranjeiras, que inseriu a musicoterapia em seu calendário educacional.

Há dois anos e meio frequentando a musicoterapia da Piano Music, Geraldo Sérgio Lani, portador de autismo já apresenta significativa melhora.

Coordenação motora e o convívio com as pessoas são algumas delas. “Hoje frequenta casamentos, aniversários, dança, canta, brinca. Tem uma vida normal”, conta a irmã Maria Carmelita.

Já Roberto Bianchi, que é portador de espectro autismo, era uma pessoa nervosa e ansiosa. “Depois que ele começou a frequentar as aulas ficou mais calmo. Também mostrou melhora na autoestima”, conta a musicoterapeuta Márcia Cristina Oliveira.

A técnica educacional veio para Serra direto de Minas Gerais, com a musicoterapeuta Márcia Cristina, que tem 22 anos de experiência na área.

A terapia consiste no uso de diversos instrumentos musicais  que fornecem estímulos para desenvolver habilidades que o aluno não conseguiria com outras técnicas pedagógicas. “A técnica sócio interacionista pode ser aplicada tanto em homens quanto mulheres, independentemente da idade. Utilizamos estímulos sonoros musicais, que são indicados e praticados de acordo com a característica de cada pessoa”, contou Márcia, que é formada em educação musical pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Ela ainda possui especialização em musicoterapia pela Associação de Musicoterapia de Minas Gerais.

A musicoterapia é indicada para pessoas com diversos transtornos, como síndrome de down, autismo, espectro autismo, Transtornos Invasivos de Desenvolvimento (TID), déficit de atenção, hiperatividade, socialização, perdas sensório-motoras como também para indivíduos que apresentem quadros de estresse, ansiedade, insônia e depressão.

Serviço

As aulas acontecem uma vez por semana, segunda ou quarta-feira. Quem quiser conhecer a técnica, deve marcar uma entrevista gratuita pelo telefone 3228-2986.

Sem título-1

O bongô é um dos instrumentos utilizados
O bongô é um dos instrumentos utilizados

Instrumentos na Musicoterapia

Tambores, tamborins, bongôs (membranofones) –Promovem relaxamento muscular e integração no processo musicoterápico.

– Xilofones, agogôs, triângulos, paus-de-chuva (idiofones percussivos) – Possuem relação com a estrutura óssea promovendo a facilitação de atividades psicomotoras e de consciência corporal.

– Carrilhão, bacias Tibetanas (metalofones) – Estimulam o mental e cognitivo, muito apreciado pelas pessoas autistas.

– Flautas, gaitas (aerofones) – Promovem o exercício da linguagem, da afetividade estabelecendo profunda relação com os sons internos. Além de atuar no sistema circulatório.

Sem título-1

Comentários

Mais notícias

Sine abre 160 vagas de emprego na Serra

O Sine da Serra está com diversas oportunidades de emprego nesta terça-feira (29) e as chances são para profissionais com diferentes níveis de escolaridade....

Majeski defende candidatura de Bruno Lamas para prefeito da Serra

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) saiu em defesa do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas, deputado licenciado e também...

Feriadão em Carapebus com Macucos, Italo Cosvosk e Djay Penélope

Está pensando em ficar na Serra no feriadão da Proclamação da República? Se sua resposta for sim, pode ir anotando na agenda. No dia...

Verão de Manguinhos vai ter show com Casaca, Zé Geraldo e Chimarruts

Manguinhos promete ser o balneário do verão da Serra. A vila de pescadores será palco do terceiro Festival de Verão Manguinhos e terá diversas...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!