Município vai gastar R$ 371 milhões com o lixo nos próximos cinco anos

Compartilhe:
Terreno balido cheio de lixo em Bicanga: cena se repete pela cidade. Foto: Arquivo TN
Terreno balido cheio de lixo em Bicanga: cena se repete pela cidade. Foto: Arquivo TN

Com valor estimado de R$ 371 milhões em cinco anos, a Prefeitura da Serra abriu concorrência pública para execução dos serviços relacionados à limpeza urbana e descarte de lixo no município. A licitação foi fatiada em cinco lotes, de acordo com a natureza de cada serviço. Sete empresas conseguiram habilitação para participar do certame. As empresas vão gerenciar um total de 150 mil toneladas de lixo por ano.

O primeiro lote é o que tem maior valor de contrato: R$ 180 milhões. Trata-se do serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Que, resumidamente, é o trabalho feito pelos caminhões de lixo, que inclui retirada de entulho. Já o lote 2 se refere à limpeza de logradouros públicos, ou seja, o serviço de varrição de rua, “limpeza de valas, canais e lagoas ou similares”, de acordo com o edital. Esse lote está avaliado em R$ 112 milhões.

O terceiro e o quarto, com valor inicial de R$ 47 milhões e R$ 22 milhões, respectivamente, tratam-se da disposição dos resíduos em aterro sanitário e triagem de rejeitos da construção civil. Por fim, o quinto lote, que tem valor mais baixo, de R$ 10,5 milhões, refere-se ao tratamento e disposição de resíduos da saúde.

De acordo com o edital, o serviço deverá começar ainda nos primeiros meses de 2020. Para os lotes 1 e 2, que somam R$ 292 milhões, foram habilitadas as empresas Corpus (que já faz o serviço em Vitória), Localix, Ecosystem, Litucera e AS Gestão de Serviços Especializados. Já para os demais, apenas a Marca Ambiental – que já executa esse serviço – foi habilitada.

A reportagem encaminhou uma série de perguntas para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Serra, mas até o fechamento da edição não houve resposta.


PPP não saiu do papel

Vale lembrar que, no início do ano, a Prefeitura tinha a intenção de implantar uma parceria público-privada (PPP) na gestão do lixo. Chegou a ser elaborado um Termo de Referência. O valor do contrato foi estimado em R$ 2,5 bilhões em 30 anos.

No entanto, a chamada PPP do Lixo ficou no epicentro de uma disputa política entre o poder Executivo e vereadores de oposição. Na prática, a Prefeitura queria implantar a parceria por meio de decreto; já a Câmara, por meio de um projeto de lei aprovado em abril, obrigou o Executivo a tramitar a PPP dentro do Legislativo, o que fez a Prefeitura desistir do projeto.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também