• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.377 casos
  • 956 mortes
  • 48.328 curados
28.4 C
Serra
terça-feira, 13 abril - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.377 casos
  • 956 mortes
  • 48.328 curados

Moradores de Barcelona criam jardim comunitário com espaço destinado a animais de rua

Leia também

Prefeitura da Serra volta a fechar acesso à Rotatória do Ó para obra de duplicação

Na manhã dessa terça-feira (13) motoristas que seguiam pela Avenida Paulo Pereira Gomes sentido Laranjeiras, voltaram a ter que...

Cesan deixa esgoto vazando em frente a comércios e residências em bairro da Serra

Um vazamento de esgoto está deixando moradores e comerciantes de bairro da Serra em uma situação complicada e fedorenta....

Após paralisação dos rodoviários, ônibus do Transcol ficam superlotados na Serra

Logo após causar transtornos na vida de milhares de capixabas, a paralisação promovida por rodoviários do sistema Transcol deixaram...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O espaço para os cães se alimentarem e matarem a sede foi feito em frente a associação de moradores. Foto: Divulgação

Um exemplo de amor e respeito aos animais e a vida. A Associação de Moradores do bairro Barcelona, juntamente com populares da comunidade se uniu e fez um ‘Jardim Comunitário’.

Muito mais do que um jardim, foi feita uma área com comida e água para cães e gatos de rua se alimentarem e matarem sua sede. Também tem comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.

O líder comunitário João Carlos, popularmente conhecido como Carlinhos Pé Sujo conta que a ideia dos comedouros de animais partiu da secretária da Associação de Moradores, Daiane. “Era uma área com muito mato e usada para descarte de todo tipo de lixo, inclusive animais mortos. Por isso, surgiu a inciativa de fazer o Jardim Comunitário. E logo em seguida, veio a ideia dos comedouros que foi muito bem aceita pela comunidade que está inclusive ajudando”, conta o líder.

Além do respeito aos animais, os muros foram pintados com grafite com dizerem que levam educação ambiental a comunidade como ‘Ele vira latas, mas pode virar seu melhor amigo’ e ‘Passarinhos comem e bebem aqui’ que tem caído nas graças da comunidade.

A ração é fornecida pela Feira dos Mangalhos e quem cuida do comedouro é a secretária Daiane que tem um amor muito grande por animais, segundo Carlinhos. “O pessoal vem tira foto porque o grafite ficou muito bem bonito e tem chamado muito a atenção de todos, inclusive de bairros vizinhos”.

A brita utilizada para fazer o jardim no entorno do muro da Associação foi doada pela empresa Sobrita Industrial. “Também contamos com ajuda do Jeferson da barbearia Território que ajudou a espalhar o caminhão de brita”.

Carlinhos também é um amante dos animais e possui dois cães em casa. “Temos dois rasga saco e tomba lata que amamos muito”.

O grafite foi feito por Tais e José Carlos. “As mudas também foram doadas por moradores da comunidade. Ainda tem acabamentos a serem feitos. Mas contamos também ajuda da Sheila, do Momentos Íntimos, o pai dela e o Tonho, que vem molhar o jardim, capinar, a Eliana que tem projeto de capoeira que sempre estão do nosso lado dando auxílio”.

Também foram espalhados recipientes nas calçadas onde sacolas plásticas ficam a disposição dos tutores de animais que porventura esquecerem a sacola para catar as fezes dos seus em casa. “Esse já o projeto Calçada Limpa. O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor”.

Também foram instaladas plaquinhas educativas na região. “Os muros que estavam pichados, hoje têm outra aparência”.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!