Moradores de Barcelona criam jardim comunitário com espaço destinado a animais de rua

Compartilhe:
O espaço para os cães se alimentarem e matarem a sede foi feito em frente a associação de moradores. Foto: Divulgação

Um exemplo de amor e respeito aos animais e a vida. A Associação de Moradores do bairro Barcelona, juntamente com populares da comunidade se uniu e fez um ‘Jardim Comunitário’.

Muito mais do que um jardim, foi feita uma área com comida e água para cães e gatos de rua se alimentarem e matarem sua sede. Também tem comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.

O líder comunitário João Carlos, popularmente conhecido como Carlinhos Pé Sujo conta que a ideia dos comedouros de animais partiu da secretária da Associação de Moradores, Daiane. “Era uma área com muito mato e usada para descarte de todo tipo de lixo, inclusive animais mortos. Por isso, surgiu a inciativa de fazer o Jardim Comunitário. E logo em seguida, veio a ideia dos comedouros que foi muito bem aceita pela comunidade que está inclusive ajudando”, conta o líder.

Além do respeito aos animais, os muros foram pintados com grafite com dizerem que levam educação ambiental a comunidade como ‘Ele vira latas, mas pode virar seu melhor amigo’ e ‘Passarinhos comem e bebem aqui’ que tem caído nas graças da comunidade.

A ração é fornecida pela Feira dos Mangalhos e quem cuida do comedouro é a secretária Daiane que tem um amor muito grande por animais, segundo Carlinhos. “O pessoal vem tira foto porque o grafite ficou muito bem bonito e tem chamado muito a atenção de todos, inclusive de bairros vizinhos”.

A brita utilizada para fazer o jardim no entorno do muro da Associação foi doada pela empresa Sobrita Industrial. “Também contamos com ajuda do Jeferson da barbearia Território que ajudou a espalhar o caminhão de brita”.

Carlinhos também é um amante dos animais e possui dois cães em casa. “Temos dois rasga saco e tomba lata que amamos muito”.

O grafite foi feito por Tais e José Carlos. “As mudas também foram doadas por moradores da comunidade. Ainda tem acabamentos a serem feitos. Mas contamos também ajuda da Sheila, do Momentos Íntimos, o pai dela e o Tonho, que vem molhar o jardim, capinar, a Eliana que tem projeto de capoeira que sempre estão do nosso lado dando auxílio”.

Também foram espalhados recipientes nas calçadas onde sacolas plásticas ficam a disposição dos tutores de animais que porventura esquecerem a sacola para catar as fezes dos seus em casa. “Esse já o projeto Calçada Limpa. O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor”.

Também foram instaladas plaquinhas educativas na região. “Os muros que estavam pichados, hoje têm outra aparência”.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também